DAF CF Electric – silêncio, limpeza e bom ambiente

by on 15 Maio, 2020 in Pesados

DAF CF Electric – silêncio, limpeza e bom ambiente

Como parte de um teste dinâmico envolvendo 4 veículos com motorização elétrica e equipamentos comparáveis, a DAF colocou em funcionamento o seu primeiro camião de recolha de lixo CF Electric com chassis 6×2, integrando a frota da empresa pública holandesa ROVA, responsável pela recolha e eliminação de resíduos em centros urbanos.

A unidade em questão (foto), inclui um grupo motopropulsor elétrico VDL de zero emissões, juntamente com uma superestrutura de recolha de lixo VDL totalmente elétrica. O camião da DAF, está a ser utilizado de forma regular pelos motoristas da empresa ROVA, nas suas tarefas de recolha e eliminação de resíduos urbanos, na cidade holandesa de Zwolle.

Pioneirismo

Desde o final de 2018, que os camiões 4×2 DAF CF Electric estão em pleno funcionamento para distribuição de mercadorias em várias cidades, bem como nas principais empresas de transporte e nas redes de supermercados de importantes polos urbanos, na Holanda e Alemanha.

Depois de uma fase de vendas limitadas do seu camião-trator CF Electric para determinados clientes localizados nos Países Baixos, Bélgica e Alemanha, a DAF dá agora início aos testes dinâmicos de 4 camiões equipados com chassis 6×2, motorização totalmente elétrica, vocacionados unicamente para aplicações de recolha de lixo.

Estas unidades de 3 eixos, proporcionam uma carga útil elevada, com peso bruto do veículo até 28 toneladas e, graças a um eixo de reboque direcional, alcançam uma melhor manobrabilidade, fator importante para os veículos de recolha de lixo que circulam em áreas urbanas densas, ruas apertadas e com pouco espaço para manobras.

Autonomia

Em termos de cadeia cinemática, a transmissão E-power da VDL, instalada nos camiões de recolha de lixo DAF CF Electric 6×2, disponibiliza 210 kW de potência. A transmissão é alimentada por baterias com um teor energético (bruto) de 170 kWh, com uma autonomia suficiente para realizar a tarefa de recolha de lixo nos centros urbanos.

Sempre que os camiões de recolha de lixo regressam ao armazém para descarregar, é realizada a operação de recarregar das baterias, sendo possível alcançar uma recarga de até 80% da capacidade das baterias de um camião DAF CF Electric, em apenas 30 minutos.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com