DAF supera Tesla nos camiões elétricos

by on 22 Abril, 2021 in Pesados

DAF supera Tesla nos camiões elétricos

DAF supera Tesla nos camiões elétricos. O lançamento do Tesla Semi, o camião totalmente elétrico da Tesla, foi adiado novamente devido a “restrições nas células da bateria, mas irá prosseguir em 2022”, referiu Elon Musk. A produção do Tesla Semi já foi adiada mais de oito vezes, desde a sua revelação em 2017.

Recorde-se que no início de 2018, foram noticiadas as primeiras 125 unidades encomendadas do Semi pela UPS, seguindo-se a Pepsico (100), FedEx (20), DHL (10), entre outras. Elon Musk garantiu, na altura, que estas encomendas seriam entregues aos clientes em 2019. Pelo que a Automotive apurou, o Tesla Semi ainda nem sequer iniciou os testes pré-produção previstos em clientes-chave.

Historicamente avessa à imprensa, a Telsa tem divulgado informações que não se podem confirmar através de um jornalismo independente. Um dos vários exemplos disso é que os camiões Semi, não foram sequer testados por jornalistas.

Se por um lado a atuação exibicionista e especulativa da Tesla tem surtidos os seus efeitos nas cotações em bolsa e na sua performance nos automóveis ligeiros de passageiros, quando o assunto é empresarial (caso dos camiões), a coisa muda de figura. Segundo fontes do Wall Street Journal, os clientes têm previsto um pedido de indemnização pela não entrega dos camiões no tempo acordado, bem como sobre as emissões de CO2 que planeavam poupar desde 2019, com quotas de sustentabilidade que não chegaram a cumprir.

DAF tem camiões elétricos em pleno funcionamento

Com muito menos alarido e muito mais ação do que a Tesla, a DAF tem não apenas um camião, mas uma gama completa de camiões elétricos produzidos e em pleno funcionamento nos clientes. O primeiro camião elétrico da nova geração DAF CF, foi apresentado em maio de 2018 à imprensa.

Este DAF CF 100% elétrico iniciou os seus testes em clientes logo em junho de 2018, para transportes até 40 toneladas de peso bruto. Na ocasião, a Revista Automotive visitou a sede da DAF em Eindhoven e comprovou essa informação, pois tivemos acesso ao camião de testes e publicámos todos os detalhes com fotos na nossa edição impressa.

Desde então, mais de duas dezenas de clientes já testaram as diferentes versões do DAF CF Elétrico, em operações tão distintas como a distribuição urbana, recolha de resíduos urbanos, distribuição porta-a-porta, transporte de produtos congelados, entre outros.

No final de 2019, estes camiões 100% elétricos chegaram ao marco dos 150.00km de testes feitos em contexto real, em aplicações até 37Ton de peso bruto nas versões de trator 4×2 e até 29Ton de peso bruto, nas versões rígido 6×2 com eixo direcional.

Se dúvidas houvesse sobre o conjunto propulsor do DAF CF Elétrico (motor e baterias), basta referir que o mesmo é fornecido pela VDL, renomado construtor holandês de autocarros, que já consta com milhares de autocarros elétricos em funcionamento por toda a Europa. Além disso, o construtor VDL fabrica também na Holanda, na cidade de Born os modelos Mini Countryman para o Grupo BMW, numa fábrica com mais de 4.500 funcionários.

Mais novidades elétricas

Em Janeiro de 2021 a DAF apresentou mais um modelo para a sua gama de camiões elétricos: o DAF LF. Indicado para o transporte até 19 toneladas de peso bruto, O motor elétrico do LF Electric, produzido pela DANA, fornece 250 kW de potência nominal (pico de 370 kW) e um binário nominal de 1200 Nm (pico de 3700 Nm), com uma autonomia de 280 quilómetros.

Sobre a estratégia para estes camiões elétricos, em entrevista à Revista Automotive (em janeiro deste ano) Antonio Rasero, Sales Manager da DAF Trucks Iberia, referiu na ocasião que “não temos grande pressa nesse segmento, mas estamos a dar passos seguros. A DAF tem uma filosofia de dar passos consistentes com tecnologias bem implementadas, uma eficácia comprovada e uma fiabilidade consistente”.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com