Experiência e serviços distinguem a rede Renault Pro+

by on 22 Setembro, 2021 in Frotas, Pós-Venda

Experiência e serviços distinguem a rede Renault Pro+

Experiência e serviços distinguem a rede Renault Pro+. Soluções de financiamento e mobilidade, serviços personalizados com espaço dedicado, atendimento diferenciado e uma gama de veículos comerciais ligeiros atualizada e posicionada no topo das vendas em Portugal. Assim é o Renault Pro+, uma área de negócio que começou por ser uma insígnia há cerca de 10 anos, mas que hoje conta com uma rede de concessionários dedicada, moderna e capacitada para o melhor serviço ao cliente profissional.

Para conhecermos de perto a evolução e os serviços do Renault Pro+, estivemos nas instalações da MCoutinho Oeste, em Leiria, o mais recente concessionário Renault em Portugal. Esta unidade iniciou as suas atividades em plena crise pandémica e que, ao completar agora o seu primeiro ano de existência, será o nosso modelo para demonstrar todas as competências na área do atendimento, venda e pós-venda ao cliente profissional.

Susana Teixeira, diretora geral da concessão (foto principal), explica-nos que “o conceito Pro+ da marca Renault, vai de encontro ao conceito de abordagem do Grupo MCoutinho aos clientes profissionais, através desta nossa concessão em Leiria. Ao longo dos anos, o nosso Grupo desenvolveu uma cultura de atendimento especial ao cliente profissional.

Por esta via, somos nós, equipa e empresa MCoutinho Oeste, que temos que nos ajustar e adaptar os nossos serviços às necessidades específicas de cada cliente profissional, e não o contrário. Em termos práticos, dispomos de uma gama diversificada e atualizada de viaturas novas na área de vendas, bem como um serviço de recolha e receção de viaturas, através da nossa área do pós-venda, com horários alargados e atendimento especializado.

Em boa verdade, o Renault Pro+ é mais que um conceito, trata-se de uma integração de serviços inteligentes orientados para os clientes profissionais, qualquer que seja a sua dimensão e tipologia de negócio.

Equipa e serviços

Mas para que tudo isto funcione dentro da promessa inserida no Renault Pro+, precisamos dispor de equipa bem preparadas, quer na área das vendas, quer nos serviços de pós-venda, e que estejam sempre disponíveis para prestar um atendimento personalizado ao cliente profissional.

Tornou-se necessário também dinamizarmos uma base de dados atualizada e um call-center orientado para o atendimento destes clientes. Tal investimento permitiu-nos conhecer o posicionamento geográfico e áreas de negócio de muitas empresas na região de Leiria e, ao mesmo tempo, garantir uma boa gestão no agendamento dos serviços.

É importante referir que os clientes profissionais não se cingem apenas às viaturas comerciais ligeiras, onde prestamos serviços às viaturas ligeiras de passageiros. Desta forma, enquanto concessionário Renault de referência, a MCoutinho Oeste procura dispor de uma ampla oferta de viaturas novas, com diversas versões e tipos de motorizações, bem como de espaço próprio para demonstração das viaturas comerciais.

Também aqui o Renault Pro+ mostra a sua diferença. A Renault dispõe de uma gama ampla, moderna e diversificada de viaturas comerciais ligeiras e de passageiros, complementada por veículos transformados, através de empresas nacionais especializadas em transformação de viaturas e que estão certificadas pela marca, com garantia da qualidade e fiabilidade.

É uma área de negócio que requer muito conhecimento técnico, comercial e mesmo fiscal, porque tudo que afeta a rentabilidade e o bom funcionamento das frotas dos clientes, impacta diretamente nas suas empresas. Temos uma base de clientes profissionais que atuam em diferentes áreas de negócio. Os grandes clientes ou grandes frotas, baseiam-se nos protocolos estabelecidos com a marca Renault ou através de protocolos com o nosso Grupo MCoutinho.

Localmente, já contamos com algumas grandes frotas, mas essencialmente os clientes profissionais da nossa área geográfica são de média e pequena dimensão”, exemplificou Susana Teixeira.

Vendas orientadas

Por sua vez, Paulo Carvalho, chefe de vendas da MCoutinho Oeste, salienta que “a insígnia e os serviços do Renault Pro+ são uma mais-valia para o nosso concessionário, visto que já dispõe de um historial com mais de 10 anos de existência em Portugal.

Leiria, sendo uma região com muitos polos empresariais, conta com diversas pequenas e médias empresas que estamos a contatar no sentido de dar a conhecer os nossos serviços e também as nossas instalações. Fisicamente, este trabalho é desenvolvido pelo nosso colega Alcino Pascoal, responsável pela área do Renault Pro+ na nossa concessão.

Com esta nossa base de dados, conseguimos tipificar os clientes, as suas frotas, quilometragem percorrida ao ano, os serviços que mais utilizam, os seus decisores, a sua antiguidade de relacionamento com a marca Renault ou se existe algum problema relacional com o Grupo MCoutinho. Queremos superar as expetativas dos nossos clientes. Aqui, todos os pormenores contam para melhoria das nossas relacões comerciais”, frisou.

Potencial do pós-venda

No que toca aos serviços de pós-venda, Miguel Tranchete é o responsável por esta área de negócios na MCoutinho Oeste. Segundo ele “o Renault Pro+ é uma alavanca para a dinamização da relação com o cliente profissional. Para se ter uma ideia, 50% das entradas para os serviços oficinais são de viaturas de clientes profissionais. Para rentabilizar a nossa relação com os clientes, utilizamos todos os recursos que dispomos, desde o call-center aos inputs fornecidos pela nossa equipa técnica e comercial.

Contamos com uma equipa produtiva muito flexível, pronta a dar o atendimento personalizado que o cliente empresarial necessita. É nossa função dar seguimento aos protocolos de reparação e manutenção de viaturas, estabelecidos pela Renault com as grandes frotas, procurando proporcionar a melhor experiência e superar as expectativas em cada serviço que realizamos nos serviços de pós-venda.

Dispomos de uma equipa de excelentes profissionais para á área do pós-venda. Do ponto de vista dos equipamentos oficinais, contamos com modernas instalações e equipamentos, bem como uma ampla área de atendimento para as viaturas comerciais. Temos uma grande fluidez para os clientes profissionais, sem necessidade de marcação quando se trata de reparações rápidas. Para viaturas de maior dimensão, como são os casos dos furgões, estamos equipados com um elevador com capacidade para 7 toneladas.

Estamos equipados com o que de melhor há em termos do Renault Pro+. Ressalto a nossa área especifica para os serviços de repintura, com profissionais, equipamento e cabina de pintura de última geração.

Também dispomos de um serviço de mobilidade orientado para os clientes profissionais, e estamos capacitados para fornecer um veículo de substituição da mesma categoria sempre que o cliente necessitar” complementou.

Aconselhamento

Um concessionário Renault Pro+ pretende ir além da venda e dos serviços oficinais. Segundo Paulo Carvalho, o aconselhamento é o ponto inicial de todo o processo. “A mobilidade mudou, e as regras estão mais apertadas e, de certa forma, muito mais exigentes para as marcas. Um cliente bem aconselhado, ganha confiança à marca e torna-se fidelizado aos nossos serviços Pro+.

A Renault, pela sua grande experiência internacional nas viaturas comerciais ligeiras, é uma marca que consegue proporcionar uma experiência de compra segura e eficaz aos clientes profissionais. Não estou a falar apenas em termos de viaturas, mas sobretudo, de saber aconselhar o cliente ou uma empresa na viatura mais adequada ao seu tipo de negócio, quer seja para cumprir as disposições legais de trânsito, quer seja no campo da fiscalidade e eficiência no transporte e movimentação de mercadorias, ou de pessoas”, realçou.

No domínio do marketing, Rita Gatos, responsável na MCoutinho Oeste, tem procurado dinamizar ações de comunicação direta com os clientes e, naturalmente, não clientes da marca Renault, na região de Leiria.

A novidade das instalações, o amplo e moderno espaço, as diversas áreas de negócio, as campanhas e promoções da marca Renault, bem como os serviços de atendimento diferenciado da Renault Pro+, constituem a substância da sua comunicação, que se tornou essencial durante a fase mais aguda da pandemia e que continuará a ser um dos pontos chaves de proximidade com os clientes empresariais.

“A força da marca Renault, a imagem e cultura do Renault Pro+, e os investimentos realizados nesta concessão de Leiria pelo Grupo MCoutinho bem como numa equipa com 60 pessoas, são os pilares essenciais que nos distinguem.

São esses pilares que permitirão a nossa concessão estar entre as mais competitivas da rede em Portugal, com benefícios para os nossos clientes e parceiros em geral. Completámos 1 ano em julho, ainda temos um longo caminho a percorrer, mas o resultado tem sido positivo para todos”, finalizou Susana Teixeira.

Print article