Fiat Tipo Van – disfarce completo

by on 20 Junho, 2020 in Ensaios / Assessment, Frotas

Fiat Tipo Van – disfarce completo

O título já é revelador da nossa conclusão: o Fiat Tipo Van tem pouco a ver com um comercial ligeiro, e muito mais a ver com um ligeiro de passageiros – as parecenças vão para além da estética exterior.

Claro que o visual conta, e este Tipo Van conta com inúmeros detalhes que o tornam, visualmente, um carro médio familiar. A começar pelos para-choques pintados, passando pelas 5 portas com puxadores cromados, até chegar à traseira com vidros escurecidos e spoiler. São alguns exemplos, aos quais podemos juntar as jantes em liga leve, entre outros.

Além dos detalhes externos, o habitáculo é muito semelhante à de um ligeiro de passageiros, no conforto, habitabilidade e funcionalidade. É robusto quanto baste, mas também tem vários materiais macios e comodidades como os sensores de estacionamento. Sobre a praticidade, vem equipado com pneu sobressalente, muito útil para quem tem a mobilidade como peça fundamental para o seu trabalho. Tudo isto de série.

Aspeto interessante é o acesso ao espaço de carga (com volume de 1,4m3) que pode ser feito pelas portas traseiras, facilitando o transporte de mercadorias. A capacidade de carga é de 500kg. A divisória entre o espaço de carga e o habitáculo é garantida por uma grade, evitando o uso do acrílico que muitos motoristas aproveitam para colar autocolantes…inconvenientes.

Quanto à dinâmica e prestações, o motor 1.3 de 95cv é suficientemente ágil para as necessidades de um carro deste segmento, e regista consumos surpreendentes de 5,5lt/100km, nos mais de 700km que percorremos com a viatura.

O modelo que testámos tinha um pack Pro, que inclui o sistema de navegação, volante em pele, jantes em liga leve (16 polegadas), cruise control e faróis de nevoeiro. Mesmo sem o pack Pro, o Tipo Van não é um carro “despido” para se tornar uma Van, mas sim uma Van “bem vestida”, que passa disfarçada por um carro familiar.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com