Furgões – uso de tacógrafos será obrigatório

by on 14 Julho, 2020 in Frotas, Pesados

Furgões – uso de tacógrafos será obrigatório

Os motoristas de transporte internacional que utilizem veículos comerciais com mais de 2,5 toneladas, estarão sujeitos às regras da União Europeia (UE) para condução e descanso – tal como os motoristas de veículos pesados – e, para tal, os furgões deverão ser equipados com tacógrafos, de acordo com um acordo provisório da UE sobre regulamentos de transporte entre estados-membros.

Atualmente, apenas os motoristas de veículos pesados de mercadorias (camiões) e de passageiros (autocarros), são obrigados a usar tacógrafos e respeitar os limites nos tempos de condução e descanso. Esta será a primeira vez que as regras irão aplicar-se também aos motoristas de furgões, algo que o European Transport Safety Council (ETSC), tem vindo a defender há muito tempo.

Um dos objetivos deste novo regulamento (COM(2020)0151), é limitar o fenómeno dos furgões (principalmente com matrículas da Polónia), que fazem concorrência direta com os camiões no transporte internacional de mercadorias, com a desproporcionalidade de não estarem sujeitos a uma obrigação, no que diz respeito aos tempos de condução e descanso

No entanto, estas regras deverão ser aplicadas apenas aos furgões de maior capacidade e somente em transporte internacional. As regras para os motoristas nacionais de veículos comerciais ligeiros permanecerão inalteradas, sujeitas apenas às regras gerais de saúde, segurança e horário de trabalho que se aplicam a todos os trabalhadores.

Estas regras ainda estão sujeitas a um acordo final entre o Parlamento Europeu e os ministros nacionais dos transportes dos diversos países, num encontro previsto para o início do próximo mês de julho, sendo que deverão entrar já em vigor em finais de agosto deste ano.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com