MAN TGX – análise revela ser uma referência nos consumos

by on 1 Abril, 2021 in Pesados

MAN TGX – análise revela ser uma referência nos consumos

Na edição anterior da Automotive publicamos o teste do MAN TGX 510 em condições reais na Transportes Gama. No entanto, o nevão que se abateu na região de Madrid obrigou-nos a mudar os planos e face às condições atmosféricas e de mobilidade tão adversas, foi insuficiente para tirarmos as devidas conclusões.

Assim, decidimos fazer a avaliação do MAN TGX, em todo o tempo que esteve ao serviço da Transportes Gama – cerca de três semanas. Reunimos assim os profissionais da MAN Truck&Bus Portugal, Luis Pereira e Manuel Torcato, com um dos administradores da Transportes Gama, Luis Gama, para debatermos as informações fornecidas pela telemática do MAN, a chamada “hora da verdade”.

O resultado foi de 6.932 quilómetros percorridos, um consumo médio de 27lt/100km e um peso médio de 33,7 toneladas. Devido aos dias de neve, o consumo de combustível com o camião parado foi de 2,2lt/hora.

Analisando os dados em detalhe, a utilização do cruise control em mutos percursos foi escassa, o que pesou nos consumos. No entanto, constatamos que a utilização do cruise control exige uma adaptação e um acompanhamento formativo, que não é possível num espaço temporal tão curto como o do teste.

Esta análise pode ser vista no vídeo que publicamos no canal da Automotive no YouTube, onde Luis Gama concluiu que “o MAN TGX é um excelente camião do ponto de vista estético e do conforto a bordo.

Os consumos registados estão dentro das nossas expectativas e temos a certeza que, com mais formação, mais tempo ao nosso serviço e uma cavalagem de 470cv, conseguiríamos baixar a média facilmente para os 25 lts/100km. No cômputo geral foi uma ação muito enriquecedora para todas as partes” finalizou.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com