Motoristas da Magalhães & Bruno conquistam os prémios IRU

by on 19 Março, 2021 in Pesados

Motoristas da Magalhães & Bruno conquistam os prémios IRU

Os motoristas da Transportes Magalhães & Bruno conquistaram os Prémios IRU – International Road Transport Union – a mais alta condecoração do mundo para a profissão de motorista. Os prémios IRU assemelham-se às condecorações da Ordens Honoríficas de cada país, onde o premiado é reconhecido com a Medalha de Honra (similar na insígnia ao grau de cavaleiro) e respetivo Diploma de Honra.

A entrega dos prémios foi realizada nas instalações da Transportes Magalhães & Bruno, na sua sede em Lisboa, bem como na filial do Porto, pelas mãos de José António Magalhães e Bruno Magalhães, administradores da empresa. A Revista Automotive esteve presente na cerimónia e entrevistou José António Magalhães e Bruno Magalhães, que nos contextualizam sobre esta premiação:

“Estes prémios são o reconhecimento mundial de muitos anos de trabalho dos motoristas. Para se ter uma noção, alguns dos requisitos mínimos para se candidatarem são: terem pelo menos 1 milhão de quilómetros; terem no mínimo 20 anos de profissão como motorista de forma ininterrupta; estarem nos últimos 5 anos ao serviço da mesma empresa; não terem tido acidentes com feridos graves e, ainda, que não tenham tido graves incidências ao nível administrativo, quer no país onde trabalham, quer nos países por onde tenham passado.

São muito poucos motoristas que conseguem vencer estes prémios da IRU: em 2019 foram cerca de 1200 motoristas condecorados a nível mundial, dos quais 915 na Europa, 39 na Península Ibérica, com 25 em Espanha e 14 em Portugal. No ano de 2020, conseguimos 18 candidaturas da Magalhães & Bruno e todas foram contempladas, apreciadas, validadas e premiadas. Significa que só a Magalhães & Bruno teve mais motoristas condecorados do que Portugal todo, no ano anterior.

Temos muito orgulho verificar que temos profissionais de alto gabarito, com muita qualidade, muito respeitadores, dedicados ao seu trabalho e que muito dignificam a profissão de motorista. É o reconhecimento mundial de muito trabalho, competência, cumprimento das regras e principalmente de um enorme profissionalismo.

Reconhecer um ano difícil

O ano de 2020 foi muito complicado para todos e seria o ano onde tínhamos a “desculpa” da pandemia, para não dinamizar este tipo de ações. Mas pelo contrário, é nos momentos mais difíceis que temos de reconhecer quem tanto faz por nós, e quem tanto tem feito pelo nosso país, que são os motoristas. Não gostamos de adiar para amanhã o que temos de fazer hoje, seja em que momento for e, estes prémios da IRU, são mais um exemplo da filosofia desta nossa empresa.

Dificuldades sempre houve e felizmente sempre foram sendo ultrapassadas com investimentos em bons profissionais, em serviços de qualidade e em camiões cada vez mais renovados. Seguindo esta estratégia, estamos a renovar a nossa frota, pois adquirimos cerca de duas dezenas de camiões novos Iveco S-Way. Entre eles está um modelo S-Way NP a gás. Testámos o camião S-Way NP e daquilo que pudemos recolher de informações, é um modelo que merece uma oportunidade na nossa frota. Só em pô-lo ao serviço é que conseguimos ter uma noção clara dos resultados.

O momento não é propício a festas por isso optámos por uma cerimónia adaptada ao contexto pandémico, mas com muito significado para nós. Foram 10 premiados na zona sul e 8 na zona norte. A grande maioria dos nossos motoristas tem mais de 20 anos na empresa. Sem os motoristas as empresas não funcionam, mas ainda é difícil o reconhecimento desta classe profissional. E não estamos a falar só da Magalhães & Bruno, mas da classe como um todo.

Lutamos todos os dias para o bem-estar dos motoristas, mas há coisas que simplesmente não controlamos. A forma como são tratados nos armazéns, como são recebidos nos escritórios para entregar documentações, as vicissitudes da estrada entre outras. Sabemos que a Revista Automotive tem feito um grande trabalho no sentido de dignificar o trabalho dos motoristas, e por isso ficamos muito contentes que tenham acompanhado esta nossa premiação.

É o resultado de mais de duas décadas de trabalho de cada um dos premiados, e que representam muito bem todos os motoristas que temos na Magalhães & Bruno, profissionais que muito nos honram” ressaltaram José António Magalhães e Bruno Magalhães.

Print article