Oeiras Eco Rally 2021 – prova elétrica, silenciosa e internacional

by on 2 Agosto, 2021 in Frotas

Oeiras Eco Rally 2021 – prova elétrica, silenciosa e internacional

A 4ª edição do Eco Rally Oeiras, prova integrada no campeonato FIA, contou com a participação de quase três dezenas de equipas e 29 viaturas. Reuniu participantes de países como Itália, Espanha, Polónia, República Checa e, naturalmente, de Portugal, país com maior número de concorrentes.

Para falar sobre o evento, anualmente realizado com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, a Revista Automotive entrevistou Paulo Almeida, presidente do comité organizador da prova e responsável pela coordenação logística e desportiva desta competição, exclusivamente destinada às viaturas 100% elétricas.

“Desde que arrancámos com a primeira edição do Eco Rally, no ano de 2018, é um facto que muita coisa mudou na indústria automóvel em geral e na produção de viaturas eletrificadas. O Eco Rally que anualmente organizámos, é a única competição oficial realizada sob a égide da FIA e feita em solo português com automóveis de série 100% elétricos.

Evento FIA

O nosso evento está integrado desde a primeira edição num campeonato FIA de 9 provas. A prova realizada em Portugal é a terceira deste extenso calendário desportivo. Para o evento, contámos com um staff de cerca de 40 pessoas, dedicadas às questões logísticas, parte desportiva e demais apoios aos concorrentes.

O Oeiras Eco Rally deste ano passou a integrar o Campeonato de Portugal de Novas Energias, que ainda contará com mais 4 provas, válidas unicamente para a competição nacional. Contudo, a prova do Oeiras Eco Rally, continuará integrada no campeonato da FIA de emissões zero. A prova recebeu a devida autorização da DGS e, por questões sanitárias, tivemos o cuidado de limitar o acesso dos espetadores durante toda a prova.

Apoio de Oeiras

Quando tivemos a ideia de promover um campeonato oficial de ralis com viaturas 100% elétricas, estabelecemos contacto com várias autarquias, sobretudo no norte do país, mas somente a Câmara Municipal de Oeiras é que acolheu de forma consistente a nossa iniciativa. Estabelecemos um contrato de 3 anos e, com a realização deste Eco Rally de 2021, estamos a iniciar um novo contrato com a Câmara de Oeiras, por mais 3 anos.

O apoio da Câmara de Oeiras foi imprescindível para o sucesso desta competição, tanto pela forma como a autarquia e a sua equipa estiveram empenhadas, como também pelas excelentes condições do concelho de Oeiras, em termos de equipamentos, vias urbanas e espaços verdes. Além disso tem uma alargada e moderna rede de carregadores de viaturas elétricas, equipamentos sem os quais, não teria sido possível garantir o abastecimento de tantas viaturas 100% elétricas nos 3 dias em que decorre este rali”, destacou Paulo Almeida.

A equipa espanhola formada por Eneko Conde e Lorenzo Serrano, concluíram o Eco Rally de 2021 em primeiro lugar, seguida pela equipa portuguesa formada por Pedro Morais e Silvia Coutinho, com a equipa de José Ignacio e Alfonso Askondo, de Espanha em terceiro. A 2ª prova do campeonato Eco Rally será realizada em Proença-a-Nova.

Print article