Pneus recauchutados com maior procura em 2020

by on 17 Junho, 2020 in Pesados, Pós-Venda

Pneus recauchutados com maior procura em 2020

À medida que o coronavírus se espalhou pela Europa, a mobilidade das populações foi afetada, e com isso as vendas de pneus no mercado de reposição diminuíram. No entanto, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Pneus e Borracha (ETRMA) o impacto foi diferente consoante o segmento de pneus.

A ETRMA calculou que na União Europeia (face ao período homólogo de 2019, de março a maio), as vendas estimadas no segmento de pneus para viaturas ligeiras (LV) caíram em média 30%, os pneus para veículos comerciais ligeiros e comerciais pesados (MHCV) diminuíram cerca de 20% e os pneus recauchutados (retreads) caíram apenas 7%.

A análise da ETRMA (ver gráfico abaixo) estimou que a redução das vendas de pneus para o segmento MHCV (apesar de muitas frotas de transportes de mercadorias, continuaram a laborar durante a pandemia), foi acentuada, devido à paragem quase total de veículos de transportes de passageiros, como os autocarros e minibus, acrescida pela redução do uso de transportes públicos e, também pela ausência de transporte de turismo ou escolar.

Alternativa económica

O gráfico revela que o segmento dos pneus recauchutados foi o que, em média, menos caiu durante o período de análise na Europa. Registou inclusive dados interessantes em países como a Alemanha (sem queda nas vendas) e na Polónia e Suécia, mercados onde a venda de pneus recauchutados para o setor da reposição, acabaram por revelar um crescimento de cerca de 20%.

A ETRMA ainda está a desenvolver o seu estudo, e fica por esclarecer se a escolha dos consumidores por pneus recauchutados deveu-se a um preço de venda mais baixo destes produtos (em face aos pneus novos), ou se a oferta de pneus novos no mercado europeu não foi suficiente para satisfazer a procura, quer pelo fecho de várias fábricas ou pela limitação às importações.

Em qualquer dos cenários, a verdade é que os pneus recauchutados foram os mais procurados e adquiridos, em pleno desenvolvimento da pandemia. Na imagem, um pneu numa das fases finais de recauchutagem, da empresa de recauchutagem nacional Seiça.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com