Renault Twingo elétrico – com autonomia da cidade para o campo

by on 28 Janeiro, 2021 in Ensaios / Assessment, Frotas

Renault Twingo elétrico – com autonomia da cidade para o campo

Com a comercialização em pleno em Portugal, o Renault Twingo torna-se o automóvel elétrico mais acessível à venda no nosso país. Os preços começam nos 22.200€ (nível de equipamento Zen) e pouco mais de 18.000€ para os clientes empresariais, que beneficiam da dedução integral do valor do IVA.

A apresentação internacional chegou a Portugal, mais propriamente à concessão Renault Retail Group de Loures, de onde a Revista Automotive pode conduzir este modelo 100% elétrico, por um percurso invulgar para um carro elétrico.

Projetado para ser elétrico

Estando agora na sua 3ª geração, o Renault Twingo não é um modelo eletrificado, porque foi concebido de raiz desde o início para ter uma versão 100% elétrica. Eis que em 2021 chega essa versão com uma bateria de 22kWh. Quanto ao motor que equipa o Twingo, é uma derivação do motor elétrico já existente no Renault ZOE, do qual a Renault já acumula uma década de experiência na sua fabricação em Cléon, na região da Normandia, em França.

A autonomia anunciada do Twingo Elétrico é de 190 kms (WLTP) ou 270 kms (WLTP City). Para o situarmos no seu contexto, a média europeia de quilómetros percorridos por dia no segmento A (citadinos), é de 30 km diários. Para esta tipologia de consumidores, para o qual o Twingo é direcionado, significa que terão de carregar este carro de 6 em 6 dias.

No carregamento está um grande fator diferenciador do Twingo Elétrico: o carregador Caméléon, desenvolvido pelo Grupo Renault para o ZOE, que faz do Twingo Electric o primeiro pequeno citadino a propor, de série, a carga acelerada de 22 kW (corrente alternada AC).

O Twingo Elétrico não carrega nos carregadores rápidos de corrente contínua (DC). Aliás, a maior parte da infraestrutura de carregamento elétrico instalada no nosso país carrega a 11kWh, e a maioria dos postos a ser instalados irão carregar a 22kWh (conforme poderá ler na reportagem da página 23, desta edição). A bateria de 22 kWh do Twingo Elétrico tem sistema de arrefecimento a água, que inclui as crash box (absorvedores de impacto), o que torna as baterias mais protegidas aos possíveis choques.

Em condução

O Twingo Elétrico mantém todas as características da versão a combustão, quer em termos de interior, exterior e de comportamento dinâmico. A agilidade em cidade é, portanto, um dado adquirido, ao que se soma a ausência de ruido do motor pelo facto de este ser elétrico.

Testámos assim o carro fora do ambiente citadino, e o resultado surpreendeu-nos pela positiva. Em autoestrada este Twingo é capaz de ultrapassar os 120 km/h (indo até aos 135km/h), e proporcionar uma viagem confortável para um carro deste segmento. Tendo em conta que o ecrã de 7 polegadas nos indica o raio de ação com base na carga disponível e a disponibilidade em tempo real dos postos de carregamento, é possível realizarmos uma viagem com mais tranquilidade.

Percorremos no total do teste 82 km, entre cidade e locais mais rurais próximos à cidade de Lisboa, sem estarmos condicionados por uma condução económica. No final do teste, sobrou-nos ainda 72 km de autonomia.

Porque estamos a falar de um carro francês – e para termos uma escala em termos de trajetos – seria possível irmos do centro de Paris a Chantilly, percorrer cerca de 20kms nas localidades circundantes, e depois voltar a Paris. Tudo isto sem precisar de ser moderado no acelerador e ainda nos sobrariam 20 kms de autonomia para encontrarmos um posto de carregamento na cidade da luz.

O Twingo Elétrico é vendido com a bateria incluída, com garantia de dois anos da viatura, sendo que para a bateria, a garantia são oito anos ou 170 mil km. No âmbito da conectividade, herda muita tecnologia do Renault ZOE. Por exemplo, com a aplicação My Renault, é possível fazer a programação remota do percurso, o planeamento do trajeto consoante os postos de carregamento, o pré-aquecimento do carro, entre outras funcionalidades.

Pelo preço proposto, tecnologias, e pela funcionalidade não limitada à cidade, o Twingo Elétrico tem todas as condições para ser mais uma solução a ter em conta pelas empresas no nosso país.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com