StarSul Évora – um templo dedicado ao automóvel

by on 16 Dezembro, 2020 in Frotas, Pós-Venda

StarSul Évora – um templo dedicado ao automóvel

A StarSul inaugurou recentemente a sua concessão Mercedes-Benz em Évora, onde implementou de raiz o novo layout da marca.

Apesar de ser um conceito internacional, desde a arquitetura do espaço, passando pela disposição das colunas, até ao seu destaque positivo face às construções circundantes, esta concessão assemelha-se ao Templo Romano em Évora – quer pela beleza estética, quer pela importância para o “império” criado pela marca Mercedes-Benz em Portugal.

Os mais fervorosos clientes da Mercedes-Benz irão vê-lo como um local digno de culto, e os mais pragmáticos irão vê-lo como uma concessão inovadora, no atendimento, serviço, espaços funcionais e inteligentes, sempre a condizer com uma filosofia do grupo Star Sul que também conta com unidades em Faro (sede), Portimão, Beja e agora em Évora.

Henrique Champalimaud, administrador da StarSul, convidou a Revista Automotive para conhecer de perto as novas e imponentes instalações do concessionário em Évora, onde fez questão de demonstrar a funcionalidade de cada espaço, dos modernos equipamentos oficinais, e as inovações tecnológicas implementadas nesta unidade, que antecipam o futuro da venda automóvel e a forma como os clientes da marca Mercedes-Benz serão acolhidos, neste novo conceito de concessionário oficial.

“Quando estruturamos o primeiro projeto deu-se a primeira crise de 2010/2011 que abalou a economia nacional e em particular o mercado automóvel. No entanto, sempre mantivemos a firme determinação de renovarmos e ampliarmos a nossa rede de concessionário. Nos anos de 2014/2015 recuperamos o nosso volume de negócios e, neste ano de 2020, concluímos esta obra.

Nova dimensão

A nova concessão da StarSul Foi inaugurada no dia 6 de outubro. E é a primeira em Portugal (e uma das primeiras na Europa!) a ser edificada com base no novo layout da Mercedes-Benz feito completamente de raiz. Este layout de stand já existe em outras concessões nacionais, mas tratam-se de adaptações.

O novo layout traz consigo uma série de inovações, como por exemplo a disposição dos carros virados para o interior do stand – onde se pretende que os clientes estejam e que apreciem os carros. O espaço visual foi todo bem estudado para que os clientes estejam em posição de destaque e possam apreciar os nossos modelos com todo o conforto.

Para além de uma evolução estética, a tecnologia está presente em todos os espaços desta nossa concessão, como por exemplo, grandes ecrãs panorâmicos e interativos, onde podemos realizar a demonstração em 3 dimensões de um determinado modelo da nossa gama, com todas as configurações de cor, acabamento e opcionais, à escolha do cliente. Entramos, com estes recursos, numa nova dimensão da venda automóvel.

Naturalmente que, por força da pandemia, estamos agora algo limitados pelas regras sanitárias, mas poderemos por exemplo proporcionar a visualização de uma prova de F1, em tempo real, para os clientes que estejam presentes na nossa concessão, naturalmente com o distanciamento obrigatório. Em condições normais, o objetivo será dinamizar eventos no nosso espaço, com clientes ou parceiros de negócio, utilizando todos os recursos desta nova tecnologia de alta definição, onde realizámos um grande investimento.

Conforto e bem-estar

Dentro do nosso showroom, amplo e requintado, dispomos de uma zona de entrega de viaturas, que além de ter carregadores elétricos – e assim podermos entregar ao cliente um modelo elétrico 100% carregado – instalámos ecrãs interativos que permitem, aos nossos vendedores apresentar aos clientes, toda a gama de modelos da Mercedes. De forma simples, prático e muito envolvente.

Este investimento alterou a forma como os nossos vendedores interagem com os clientes da marca. Já não existem as secretárias com os vendedores literalmente escondidos por detrás de um computado. Agora, eles somente se deslocam ao stand quando é necessário realizar uma apresentação. Para acolher presencialmente os nossos clientes, existe uma profissional, a Star Assistant, que tem a função (entre outras) de realizar a receção do cliente, encaminhar as suas solicitações e prestar-lhe o atendimento imediato, sempre que entre na nossa concessão.

Este novo modelo de gestão dos recursos, evita aquela situação clássica de ter vendedores sentados nas secretárias com os olhos permanentemente colados ao computador, com um cliente a sentir que entra no showroom e ninguém olha para ele; ou o vendedor está a falar com um cliente e não dá nenhuma atenção a quem entra no stand; ou ainda, o vendedor deixa a sua secretária e o telefone fica a tocar infindavelmente. Quando isto acontece, o cliente olha e pensa: podia ser eu a ligar que ninguém me atenderia.

Funcionalidade

Um pouco mais atrás do showroom, montámos um bar e uma zona de acolhimento. A decoração é sóbria, porém de elevada qualidade. Também dispomos de outros locais de atendimento, com ecrãs interativos para demonstração de viaturas, e também salas de reunião e os gabinetes de gestão. Mas tudo muito próximo, com grandes aberturas, e acessos imediatos. Nada de burocracias, e total transparência.

Um dos pontos que mais aprecio nesta nossa nova concessão da StarSul aqui em Évora, é a nossa boutique com produtos da Mercedes-Benz, entre merchandising e acessórios, destaco a linha de perfumes que tem tido uma boa aceitação por parte dos clientes da marca. Mas não ficamos por aqui. Para criar uma maior ligação com o comércio local, decidimos patrocinar três restaurantes em Évora.

Os funcionários desses estabelecimentos, para além de utilizarem a nossa imagem na farda, também oferecem uma amostra de perfume masculino e feminino da Mercedes-Benz, à sexta-feira e ao sábado à noite, sempre que houver um casal a jantar. Esta iniciativa, única na região, tem sido um sucesso e até foi elogiada por colegas de outras marcas, quando vieram a Évora.

Oficina modelo

Passando para a área oficinal, dispomos de uma receção própria para o atendimento dos clientes do pós-venda, conectada com o call center, para uma maior coordenação com a agenda de marcações. Aqui utilizamos um equipamento tipo surface, que permite ao nosso profissional realizar a receção do veículo de forma dinâmica e não estática, atrás de numa secretária.

Nesta concessão contamos com serviços de pós-venda para os modelos ligeiros, comerciais ligeiros e pesados da Mercedes-Benz. Somente não atendemos a marca Smart. Para esta, temos as nossas concessões de Portimão e Faro, e em Beja, que abrimos há um ano e onde somos reparadores autorizados.

No tocante às peças originais, o nosso armazém principal de peças está localizado na concessão StarSul em Faro, se bem que a distribuição de peças é feita ponto-a-ponto pela Mercedes-Benz. O armazém central da Daimler é em Madrid e, portanto, em 24 horas conseguimos ter as peças nas nossas concessões, pese embora dispormos de um stock próprio para as peças e componentes com maior rotação oficinal ou procura.

No espaço oficinal, para além de contarmos com uma equipa de profissionais jovem e dinâmica, supervisionada por chefias experientes, realizámos um substancial investimento em equipamentos de última geração, como por exemplo, a máquina de alinhado de pneus móvel, que permite a qualquer funcionário posicionar os grampos nas rodas do carro e, em cerca de um minuto, tem acesso ao relatório do alinhamento.

Tendo em conta a eletrificação da gama Mercedes, investimos em equipamentos para reparação desta tipologia de veículos, pelo que estamos equipados com uma mesa específica para poder substituir baterias dos carros plug-in. Uma medida simples que adotámos foi a utilização de carros de ferramentas, construídos de forma a serem arrumados na bancada oficinal, ao fim do expediente, o que melhora a imagem da oficina, a sua circulação e facilita o trabalho da limpeza,

Apesar de não contarmos com uma específica para á área de colisão, a StarSul está preparada para realizar com elevada qualidade e total garantia um completo serviço de repintura, com o modelo de gestão smart repair, incluindo um laboratório de pintura e afinação de cores. A nave da oficina conta com uma luz natural muito boa, complementada por solar tubes que amplifica a luminosidade solar. De referir que neste campo somos autossuficientes, pois instalamos modernos painéis solares em todo o teto da concessão, que nos permitem acumular energia.

Serviço Star View

No âmbito dos serviços diferenciadores, o Star View tem sido a entrada no mundo digital no âmbito do pós-venda. Com um smartphone, o nosso mecânico faz um filme da viatura, que começa na frente e acaba na parte detrás da viatura que está no elevador. Em poucos minutos, o cliente recebe um SMS com o link para poder visualizar o vídeo, e desta forma, verificar o estado das peças e componentes da sua viatura, que ainda se encontra no elevador.

Ao longo do vídeo, o nosso mecânico realça de viva voz aquilo que é pertinente ou não realizar em termos de manutenção, por exemplo, o fato de não ser necessário substituir os discos de travão porque ainda estão bons, ou ser necessário trocar algum componente com acentuado desgaste. Esta tecnologia permite ao cliente visualizar o seu automóvel onde quer que esteja, e tomar as decisões com bases mais seguras com acompanhamento do nosso funcionário.

Desde 2007, quando alterámos a denominação social da empresa para StarSul, temos vindo a progredir na nossa área de negócio e na região sul do país. Nesta moderna unidade de Évora, empregamos cerca de duas dezenas de funcionários, sendo que a StarSul no seu todo (Faro, Portimão, Évora e Beja), já emprega cerca de 130 funcionários.

Não menos importante, e para facilitar o fluxo das viaturas, tivemos o cuidado criar espaços distintos para a oficina de ligeiros, oficina de pesados e de comerciais ligeiros, com uma entrada direta da rua para os camiões, para que estes tenham o seu espaço próprio de atendimento e de manobra. O espaço foi dimensionado para permitir estacionar dois semirreboques, e assim facilitar as deslocações das empresas de transporte.

Evoluções mais a Sul

O novo projeto da StarSul para Faro será de adaptação a este novo layout de concessão da Mercedes-Benz, durante o ano de 2021. Também temo um terreno com mais de 6000 metros quadrados naquela região, onde vamos construir um parque de estacionamento para mais de 70 carros, porque já estamos a ficar apertados com tanto movimento. Na parte frontal da concessão, virada para a EN 125, iremos criar um parque para até 45 viaturas da Mercedes-Benz Certified, a marca de usados da Mercedes-Benz.

É interessante vermos que mesmo com muitas oficinas não oficiais da Mercedes-Benz na região de Évora, temos tido muitos clientes do pós-venda com viaturas com mais de 6 anos. É sinal de que valorizam o serviço, até porque temos uma tabela de preços específica para carros com mais de 6 e de 8 anos. Mas mesmo com uma tabela, somos dos serviços mais caros da região porque a nossa vocação é a qualidade do serviço, o acolhimento, a rapidez no atendimento, a personalização, a celeridade no serviço, entre outros aspetos para além do preço.

Outra característica que muito nos apraz, é termos muitos clientes da grande Lisboa que têm propriedades na região do Alentejo e escolhem a Star Sul para realizarem as manutenções dos seus Mercedes-Benz. Para estes clientes, temos um conjunto de serviços específicos e até descontos nos restaurantes de Évora, que são nossos parceiros”, detalhou Henrique Champalimaud.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com