Suzuki Jimny Pro – um comercial ligeiro para todo-o-terreno

by on 9 Julho, 2021 in Ensaios / Assessment, Frotas

Suzuki Jimny Pro – um comercial ligeiro para todo-o-terreno

A Suzuki lançou em Portugal o Jimny Pro, a versão comercial do conceituado todo-o-terreno, mas agora com homologação N1, ou seja, ligeiro de mercadorias (VCL).

Com um aspeto e robustez de caráter militar, o Jimny Pro apresenta os mesmos requisitos tecnológicos e conforto que a sua versão de passageiros, como é o caso do volante multifunções. A lista de tecnologias e assistência à condução é extensa que superam a uma dezena.

Detalhe interessante: tem bancos aquecidos. É quase um luxo, tendo em conta que este é um VCL dedicado ao todo-o-terreno.

As únicas diferenças desta versão VCL para a de passageiros, são os limites de velocidade em autoestrada (110km/h) e os intervalos de inspeção que têm uma frequência mais curta. Não é possível também a sua utilização como táxi ou veículo de escolas de condução, assim como a transformação em veículo de categoria M1, ou seja, ligeiro de passageiros.

Fiscalidade

O modelo que testámos tem um PVP aproximado de 28.750 euros, sendo que o seu preço base é de apenas 17.000 euros. A discrepância nos valores, justifica-se pela grande penalização que a fiscalidade automóvel tem nestas viaturas, contabilizando assim mais de 5.000 euros de ISV, sem falar no IVA. Em todo o caso, e para aplicações específicas, este Jimny Pro poderá beneficiar da isenção do ISV como é o caso das Associações Humanitárias de Bombeiros ou até da Proteção Civil.

O novo Suzuki Jimny Pro dispõe do mesmo motor, transmissão e chassis que a versão de passageiros, podendo ser a ferramenta ideal para muitas empresas que procuram um veículo robusto e com verdadeira capacidade todo terreno. Isto porque o Jimny Pro tem tração 4×4 com redutoras. O seu robusto chassis, as suspensões de três apoios com eixos rígidos e umas boas quotas todo terreno, são alguns dos vários elementos que lhe permitem ser um automóvel sem igual no mercado nacional.

Liberdade

O motor gasolina de 1.5 litros desenvolve 102 CV de potência e 130 Nm de binário. Estes parâmetros são suficientes para proporcionar agilidade a um conjunto com uma tara de 1.090 quilos. O compartimento de carga tem 863 litros de volume, podendo transportar até 345kg de carga.

Quanto às medidas, é o 4×4 mais compacto existente: mede 3,48mts de comprimento e 1,64 de largura. Na prática estes valores significam que o Jimny Pro passa por locais onde os “grandes” 4×4 não passam. Pudemos comprovar isso nos testes que realizámos. Mesmo em terrenos lamacentos, este novo modelo da Suzuki nunca nos deixou de surpreender. Aliás, quanto mais difícil é o terreno, mais prazer na condução este Jimny Pro proporciona!

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com