Suzuki Swace – referência global para um novo desafio

by on 8 Março, 2021 in Ensaios / Assessment, Frotas

Suzuki Swace – referência global para um novo desafio

O Suzuki Swace é a nova proposta da Suzuki para as frotas. É uma station wagon (“carrinha”), insere-se no primeiro escalão de tributação autónoma e tem motorização híbrida. Como se isso não bastasse, o Swace é a base do modelo Corolla com o emblema da Suzuki e, em 2020, o Corolla continuou a ser o modelo mais vendido no mundo pelo décimo ano consecutivo.

A Toyota partilha assim o seu “carro chefe” com a Suzuki, numa parceria benéfica para ambas as empresas. Se por um lado a Suzuki tem acesso às tecnologias híbrida e híbrida plug-in (através do Across, uma partilha do Rav4), por seu lado a Toyota tem acesso à tecnologia e desenvolvimento de modelos mais compactos, que serão apresentados nos próximos tempos. Além da partilha tecnológica, a parceria permitirá à Toyota abordar mercados de grande dimensão onde a Suzuki é líder, como é o caso da India.

O desafio de ter “o modelo mais vendido no mundo” foi bem aceite pela Suzuki, que o lança no mercado nacional com um pack tecnológico e de equipamento, que o diferencia da oferta existente.

O Swace é o primeiro modelo da Suzuki com tecnologia full-hybrid, o que marca assim a entrada da Suzuki numa maior eletrificação dos seus modelos, dentro de uma estratégia bem definida até 2050, ou seja: reduzir a média das emissões de CO2 dos seus veículos em 90%; reduzir até 80% a quantidade de CO2 por cada veículo produzido; trabalhar na conservação do ar e dos recursos hídricos e, ainda, continuar a promover a reciclagem.

No teste, uma sensação de déjà-vu

Apesar das limitações à circulação no país, testámos este modelo com o nível de equipamento GLX com o devido respeito às regras sanitárias. Não foi preciso efetuarmos muitos quilómetros para termos a sensação de que este carro sempre fez parte da gama Suzuki.

É um automóvel robusto, esteticamente bem construído, tem qualidade nos materiais empregues e um nível de segurança de referência no segmento onde se insere. Soma-se a isto um motor de 1.8 litros a gasolina, associado ao sistema elétrico, que desenvolvem 122 cavalos, com caixa de velocidades automática CVT. Quanto às emissões, consegue ficar-se pelas 103 gramas de CO2 por quilómetro percorrido.

A carroçaria Station Wagon é a única disponível no Swace. É onde se aplica a frase “menos é mais”. A carroçaria Station Wagon é a preferida das empresas, pelo espaço interior e de bagageira que consegue proporcionar, e o Swace é prova que essa tradição continua. Este modelo tem um espaço interior muito equilibrado, onde o conforto é a palavra de ordem na sua condução – quer para o condutor, quer para os passageiros.

O novo Suzuki Swace traz consigo uma longa lista de sistemas de ajudas à condução, aliados a uma boa conectividade com smartphones. A experiência de condução é excecional, tanto em cidade como em autoestrada, sendo fácil perceber o sucesso mundial deste modelo de base (Corolla), agora também dinamizado pela Suzuki.

É um automóvel que trará certamente mais quota de vendas da Suzuki às empresas, no seguimento de uma história que tem vindo a ser construída passo a passo, rumo a uma posição mais destacada no nosso país.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com