Suzuki Swift Sport – menos consumos e mais prazer na condução

by on 7 Dezembro, 2020 in Ensaios / Assessment, Frotas

Suzuki Swift Sport – menos consumos e mais prazer na condução

A marca Suzuki continua a renovar e a inovar a sua gama de automóveis à venda em Portugal. Para além do recém-lançado IGNIS (veja o assessment) e dos novos modelos A-Cross e Swace (ambos em parceria com a Toyota), o modelo Swift renovou a sua versão Sport, que veio rejuvenescer ainda mais a gama, tornando-a uma das mais atualizadas do mercado nacional.

O Suzuki Swift Sport modernizou-se com a incorporação do motor 1.4 Boosterjet e o sistema SHVS Mild Hybrid de 48V, que lhe permitem reduzir os consumos e emissões e proporcionar uma melhor resposta dinâmica e mais prazer na condução. O novo Swift Sport também incorpora os novos sistemas avançados de assistência à condução e novas pinturas exteriores bi-tom, com especial destaque para o tom laranja, do modelo aqui ensaiado pela Revista Automotive.

Inovação

Com um visual atrativo e desportivo, o Swift Sport é o primeiro automóvel do seu segmento a introduzir a hibridização ligeira de 48V. Este modelo beneficia da variante de maior potência do sistema SHVS Mild Hybrid (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki), que já equipa os Suzuki Vitara e S-Cross, em conjunto com o novo motor K14D 1.4 Boosterjet.

A hibridização ligeira SHVS é uma tecnologia que está em linha com a filosofia da Suzuki em desenvolver soluções eficazes, simples, ligeiras e acessíveis. Com a adoção desta tecnologia, este modelo ensaiado pela Automotive, consegue combinar menos consumo com um andamento mais desportivo. A sua nova mecânica eletrificada consegue, por um lado reduzir os consumos e emissões, que agora se situam nos 5,6 litros/100km em ciclo combinado e 127 g/km (WLTP). Por outro lado, proporciona uma resposta mais rápida do acelerador e um forte impulso, graças ao estímulo extra do motor/gerador elétrico ISG.

Motor 1.4 Boosterjet

Para além do seu desenho exterior ser trabalhado ao pormenor, o novo motor K14D 1.4 Boosterjet, substitui a anterior versão K14C 1.4. As principais melhorias técnicas em relação ao seu antecessor são um aumento da taxa de compressão de 9,9 a 10,9; a sincronização da válvula de admissão elétrica (VVT) e a recirculação dos gases de escape refrigerados (EGR), bem como um melhor ajuste no sistema de injeção de sete orifícios e na eletrónica.

A estratégia de desenvolvimento deste motor foi impulsionar o arranque e o prazer de condução, com uma significativa redução dos consumos. O novo motor dispõe de 129 cv às 5.500 rpm. Em conjunto com os 10KW (13,6 CV) adicionais que proporciona a hibridização ligeira, a sensação de arranque é muito maior e o Swift Sport responde mais rapidamente a um menor impulso do acelerador. Contudo, a segurança deste modelo está à altura da sua potência, e a qualidade de construção e os materiais utilizados no seu interior, estão num nível mais elevado, pouco comum em modelos do seu segmento.

Agilidade

Para além de eficaz, simples e económica, a hibridização SHVS da Suzuki é uma tecnologia que apenas aumenta ligeiramente o peso total do veículo. Com um peso de 1.020 quilos (apenas 45 a mais do que o anterior modelo), este Swift Sport 1.4L Mild Hybrid é um dos desportivos compactos mais leves do mercado. E isso sente-se na sua condução!

A segurança ativa contribui também para uma condução desportiva mais firme, demonstrando agilidade nas suas reações dinâmicas, capacidade de travagem, velocidade de passagem em curvas e velocidade de mudanças de direção. Isto tudo graças à maior interação da sua plataforma Heartech, utilização de barras estabilizadoras com suportes de teflon; jantes e pneus desportivos e, também da correta afinação das molas e do estabilizador dianteiro.

A combinação de uma câmara monocular e um sensor de laser, permitem ao novo Swift Sport integrar os mais avançados sistemas de assistência à condução. O sistema de travagem de emergência autónomo com deteção de peões; o alerta de mudança de faixa e de anti fadiga; a deteção de ângulo morto; o alerta de tráfico posterior, bem como o reconhecimento de sinais de trânsito, permitem uma perfeita combinação de carro desportivo, segurança e economia de combustível.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com