Teste Setra double decker S531 DT da Gipsyy – um colosso na estrada!

by on 23 Julho, 2021 in Ensaios / Assessment, Pesados

Teste Setra double decker S531 DT da Gipsyy – um colosso na estrada!

A Gipsyy iniciou as suas atividades de linhas expressas em Portugal com uma frota exclusiva de autocarros, Setra double decker S531 DT. É uma demonstração de que estão no mercado nacional para fazer a diferença.

Para além de contar com uma frota de autocarros topo de gama, a Gipsyy estabeleceu uma abordagem comercial que a distingue de outros operadores. Para conhecer melhor a empresa, fomos até à sede da Gipsyy no concelho de Sintra onde entrevistámos Nuno Oliveira, diretor geral da Royal Express e da Gipsyy.

Sendo a Revista Automotive uma publicação que também se diferencia na abordagem às empresas de autocarros, tivemos igualmente a oportunidade de efetuar um teste em autoestrada ao Setra double decker da Gipsyy. O vídeo deste teste, conta com a participação de Paulo Ventura da empresa Scotturb.

Projeto nacional

Nuno Oliveira conta-nos que “a Gipsyy é um projeto 100% português, inserido num grupo empresarial que inclui as empresas Royal Express e a Scotturb. É uma start-up tecnológica, que está direcionada para a venda de passagens e bilhetes de médio e longo curso e que disponibiliza aos clientes em geral soluções diferenciadoras, tanto em termos de utilização tecnológica, como em termos de conforto e segurança, utilizando uma frota de autocarros de topo.

Está é a razão pela qual optámos pelos novos autocarros da Setra, topo de gama. Estes modelos S531DT double decker (dois pisos), estão equipados com as mais recentes tecnologias da Mercedes-Benz em termos de sistemas de segurança ativa e passiva, bem como de especificações de conforto, segurança e ambientais, que são uma referência no mercado.

Autocarros diferenciadores

Iniciámos as nossas atividades em Portugal com uma frota de 5 autocarros double decker, todos eles com 14 metros de comprimento e 4 metros de altura, e uma lotação de 85 lugares. Para se ter uma noção do investimento realizado nestes autocarros, basta dizer que temos a maior frota de veículos com esta tipologia, na península Ibérica.

Estes autocarros estão equipados com os novos sistemas Active Break Assist ABA5 (inaugurado no Mercedes-Benz Intouro, N.d.R.), bem como o sistema side assist, associados a uma motorização de 510cv, impulsionados pelo motor OM471 de 12.8 litros da Mercedes-Benz.

O acesso aos dois andares é realizado através de duas escadas interiores, localizadas na dianteira e na traseira do autocarro. No piso inferior, este Setra tem duas grandes mesas de trabalho, sendo que em todos os assentos dos passageiros existem tabuleiros, carregadores USB e redes porta-revistas. Uma particularidade do Setra é poder alargar o espaço entre os bancos durante a viagem, para que os passageiros possam ter mais conforto e assim desfrutar de uma viagem mais descontraída.

Do ponto de vista do motorista, esta tipologia de autocarro traz inúmeros pormenores que contribuem para uma condução confortável e segura. Aliás, a segurança é o fator primordial para a nossa empresa. Além dos nossos motoristas terem formação em Suporte Básico de Vida, realizamos os nossos próprios estudos em termos de segurança, em parceria com os Bombeiros. Por exemplo, simulamos uma evacuação de passageiros do double decker, para sabermos quanto tempo é necessário para executar a evacuação de um autocarro destas dimensões, com rapidez e segurança.

Estratégia da empresa

O nome Gipsyy é uma alusão ao nomadismo, às viagens e ao espírito de aventura das pessoas. A Gipsyy está há cerca de dois meses a operar em Portugal, tendo começado com várias rotas nacionais, sendo que temos em plano realizar, a breve prazo, algumas rotas de e para Espanha. O nosso plano de expansão é bastante ambicioso, embora realista, pois objetivamos estar presentes com novas rotas e percorrer mais cidades, até ao final de 2021.

Já estamos a operar no Brasil desde janeiro deste ano, país onde as nossas atividades estão a ter muito sucesso. Aqui na Europa, tendo Portugal como base operacional, iremos progredir consoante a pandemia assim o permita, porque, como referi, o fator fundamental para a Gipsyy é a segurança dos passageiros e dos nossos motoristas.

Queremos disponibilizar uma experiência ao cliente que procura deslocar-se em viagem de autocarro, de uma forma diferente da praticada pelos operadores existentes. Isso faz-se através de um grande investimento em bases tecnológicas, mas também em aquisição dos melhores equipamentos existentes no mercado, como é o caso da nossa frota de autocarros da Setra.

double decker

Modelo de negócio

Em termos de modelo de negócio, temos duas abordagens ao mercado. A primeira é trabalharmos com parceiros que utilizem nos seus autocarros a imagem Gipsyy, para os quais iremos fornecer todo o apoio tecnológico e comercial para a gestão das operações, resultando num pagamento por quilómetro, aos nossos parceiros.

De referir que neste tipo de transporte expresso, quando um determinado parceiro de negócio não tenha linhas autorizadas, atuamos por forma a que os seus autocarros possam trabalhar sob a nossas autorizações e através dos nossos projetos comerciais. Este modelo de negócio já existe no mercado, onde somos muito atrativos e competitivos para conquistar um espaço bastante abrangente.

O segundo modelo é inédito no nosso mercado. O que fazemos é a compra e venda de lugares “ociosos” no mercado, de parceiros que tenham linhas expresso, de forma a maximizar não só o autocarro deste parceiro comercial, mas principalmente disponibilizar aos clientes uma maior oferta de lugares. Neste modelo, o operador mantém a sua identidade e a sua marca, e a nossa empresa disponibiliza a vertente tecnológica de apoio ao negócio.

Os lugares “ociosos” são penalizadores tanto para os operadores de linhas expresso, mas também para o ambiente, significando que os autocarros estão a transportar menos passageiros do que a sua real capacidade, ou seja, o CO2 emitido por cada passageiro é substancialmente maior. Quanto maior é a taxa de ocupação das linhas expresso, menor será a frequência de autocarros na estrada e, por conseguinte, a taxa de CO2 emitido por passageiro irá igualmente diminuir.

Disponibilizar lugares “ociosos” representa uma grande vantagem para os clientes, que podem ter acesso, por exemplo, a bilhetes mais económicos. Estas são algumas das vantagens que os operadores têm em trabalhar connosco, ajustando as suas atividades à um novo modelo de negócio. Em última instância, também estamos a beneficiar os clientes que optam pelos nossos serviços.

Queremos que a Gipsyy venha a ser reconhecida pela segurança e sustentabilidade ambiental dos seus autocarros, com base num modelo de negócio inovador e numa frota diferenciadora”, resume Nuno Oliveira.

Print article