Teste Sunsundegui SC7 Scania – um autocarro diferenciado

by on 6 Julho, 2021 in Ensaios / Assessment, Pesados

Teste Sunsundegui SC7 Scania – um autocarro diferenciado

A marca espanhola de autocarros Sunsundegui está presente em Portugal de forma direta desde 2014, através da representação liderada por Paulo Gomes. A Revista Automotive lançou o desafio de testar o modelo SC7 da Sunsundegui, ao que Paulo Gomes elegeu um cliente representativo da exigência de qualidade e fiabilidade: a HTQ Viagens e Turismo, empresa sedeada em Souselas, no distrito de Coimbra.

Deslocamo-nos assim até Souselas para testar o autocarro SC7, melhor conhecer o posicionamento da marca Sunsundegui, as mais valias dos seus modelos e o serviço de pós-venda existente em Portugal.

Na ocasião, Paulo Gomes explicou-nos que “elegi a empresa HTQ Viagens e Turismo, liderada por Henrique Costa, por ser um cliente que adquiriu recentemente um modelo SC7, que prima pela qualidade e valoriza a capacidade de personalização dos nossos autocarros. Diria mesmo que a HTQ representa bem os diversos clientes que a Sunsundegui atualmente dispõe em Portugal.

Empresa espanhola

Apesar de estarmos há muitos anos em Portugal, gosto sempre de clarificar que o nome Sunsundegui é o apelido do fundador da empresa, que se situa no País Basco, em Espanha. A empresa foi fundada em 1944 e, inicialmente, começou a atuar na construção e reparação de comboios e, nos anos 80, passou a fabricar autocarros.

Dispomos de uma fábrica situada em Alsasua, na comunidade autónoma de Navarra, em Espanha. A fábrica conta com três linhas de produção e dois turnos, com capacidade para produzir até 700 autocarros por ano. Devido à pandemia estes números diminuíram, mas assim que o mercado retome o seu curso, temos capacidade para voltarmos rapidamente a estes níveis de produção.

Gama e modelos

Em termos de modelos, a Sunsundegui concentra-se em três tipos de carroçarias: SB3, SC5 e SC7. O SB3 é o modelo para serviços urbanos e interurbanos, orientado para percursos de curta e média distância e dispõe de grande modularidade e versatilidade nos seus interiores. Está disponível com piso elevado ou Low Entry nas suas versões rígido em dois e três eixos, e inclusive pode ser articulado.

O SC5 foi criado para o serviço suburbano e de médias distâncias, transporte escolar ou de empresas. É ligeiramente mais baixo que o SC7, embora esta redução em altura praticamente não retire espaço ao compartimento de bagagens, tornando-o num modelo de grande versatilidade e multifuncionalidade.

O SC7 é o autocarro da Sunsundegui desenhado para longas e médias distâncias que se tornou numa referência no mercado pela sua estética e tecnologia. Foi pensado e desenvolvido para beneficiar o trabalho do condutor, proporcionar uma viagem cómoda aos passageiros e ser rentável para o operador. Está disponível com chassis Volvo, MAN, Scania e Mercedes Benz, em 12, 13, 14 e 15 metros, todos com 3,7 metros de altura.

Modelo em teste

O modelo da HTQ Viagens e Turismo testado pela Automotive, é o SC7 com 13 metros de comprimento, equipado com motor Scania com 450cv. Esta viatura foi construída com estrutura em aço inoxidável para estar mais protegida contra a corrosão. Além disso, conta com muitos outros detalhes que foram escolhidos pessoalmente pelo cliente, conferindo-lhe alguma sofisticação no seu interior.

Como na Sunsundegui os clientes têm uma grande possibilidade de configurações, todos os autocarros são pesados antes de serem entregues aos clientes. Desta forma, conseguimos calcular exatamente a tara de um determinado autocarro, para assim dar os valores de carga da bagageira o mais exato possível.

Este é grau de atenção que temos com cada cliente, o que resulta em autocarros únicos e não em modelos standard feitos em série. No entanto, esta personalização não significa que o processo de construção seja artesanal, porque como referi anteriormente, a capacidade de produção da nossa fábrica é de um nível industrial”, salientou Paulo Gomes.

Qualidade aliada ao conforto

Por sua vez, o empresário Henrique Costa, da HTQ, referiu que “o Paulo Gomes tem sido um parceiro incansável e sempre disponível. O autocarro Sunsundegui consegue disponibilizar em pleno, tudo aquilo que queremos: qualidade aliada ao conforto, uma personalização do veículo e uma boa rede de assistência em Portugal e no estrangeiro.

Optámos pelos motores Scania, pela elevada qualidade, pelos excelentes consumos, pela fácil manutenção, e pela boa relação que temos de longa data, com o concessionário Scania em Coimbra” destacou Henrique Costa.

Assistência pós-venda

Sobre o pós-venda, Paulo Gomes esclarece que “quando comecei a representar a Sundundegui em 2014 a primeira preocupação que tive foi construir uma rede de assistência técnica para os autocarros em utilização em Portugal.

Neste momento já dispomos de sete pontos de assistência em Portugal continental com reparadores autorizados Sunsundegui de Faro a Viana do Castelo, sendo eles: MJ Bus, Tecniamper, RCO (pertencente à Ovnitur), Recargril, RetaBUS, Projectiva e a Fontes e Costa. Nas ilhas, contamos com um ponto de assistência na Madeira.

Felizmente a fiabilidade dos nossos autocarros tem sido um dos pontos fortes. Por exemplo, um dos nossos primeiros clientes, o Grupo Barraqueiro, tem em frota autocarros comprados em 2002 (que agora estão em utilização na frota da Mafrense, N.D.R.). Podemos atestar que estão em ótimas condições, tendo em conta a utilização intensiva que têm sido alvo ao longo destes quase 20 anos.

Ainda no âmbito do pós-venda, aproveito para acrescentar que em 2016 fui convidado para representar a Atlas em Portugal, que é uma empresa espanhola especializada em peças para carroçarias.

O meu objetivo principal é disponibilizar um serviço completo aos clientes, ao vender os autocarros Sunsundegui e garantir uma rede de assistência oficial da marca. Adicionalmente, com a Atlas, os clientes podem adquirir peças para as carroçarias dos seus autocarros multimarca, sejam eles Irizar, Noge, SETRA, Salvador Caetano, Irmãos Mota, entre outras.

A Atlas tem um grande know-how nas carroçarias multimarca, nas mais diversas referências de produtos, inclusive na gama de vidros, tendo em conta que trabalhamos com um parceiro especialista na mudança de vidros de autocarros.

A Sunsundegui conta com uma importante carteira de clientes em Portugal, que tem todas as condições de ser alargada, face à excelência dos seus autocarros, a boa rede de assistência no nosso país e, adicionalmente o suporte técnico-comercial da Atlas nas carroçarias multimarcas dos clientes” conclui Paulo Gomes.

Eduardo Gaspar, diretor da Revista Automotive, conduziu o Sunsundegui SC7 da HTQ Viagens e Turismo, teste que está disponível no canal do YouTube da Revista Automotive, e onde damos a conhecer em mais detalhe, as capacidades deste autocarro. Acompanhe-nos!

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com