SEAT comemora hoje 70 anos – com vídeo!

by on 9 Maio, 2020 in Frotas

SEAT comemora hoje 70 anos – com vídeo!

 

 

Há setenta anos, a SEAT iniciou uma emocionante viagem. A 9 de Maio de 1950 foi fundada a empresa que pôs Espanha sobre rodas e democratizou a mobilidade. A partir desse momento, e ao longo dos seus 70 anos de história que celebra hoje, a SEAT teve uma profunda transformação e demonstrou uma capacidade constante de reinvenção.

Esta viagem, cheia de desafios, fez da empresa o que ela é hoje. A única empresa automóvel que concebe, desenvolve, fabrica e comercializa veículos em Espanha, é o principal investidor industrial em I&D no país, representa 1% do PIB e exporta 80% dos veículos. Uma empresa sólida, que faz parte do Grupo Volkswagen, referência mundial do sector automóvel. Uma empresa que está a crescer e continua a disponibilizar cada vez mais soluções de mobilidade.

O Presidente e Vice-Presidente da SEAT das Finanças e IT, Carsten Isensee, afirmou que “ao longo dos seus 70 anos de história, a SEAT demonstrou a sua capacidade de se reinventar e enfrentar com sucesso os desafios que se lhe colocaram. Uma força transformadora que viu a SEAT crescer de um fabricante de automóveis para uma sólida empresa tecnológica e industrial”.

De Barcelona para o mundo

A SEAT abriu as portas da fábrica da Zona Franca em 1953 com uma produção diária de cinco veículos SEAT 1400. Após 40 anos de produção de modelos icónicos da história da marca, como o SEAT 600 e o SEAT 127, a empresa decidiu construir uma nova fábrica, maior e mais moderna, transferindo assim a produção de Barcelona para Martorell a partir de 1993. Esta fábrica, que arrancou após um investimento inicial de 244.500 milhões de pesetas (1.470 milhões de euros), foi inaugurada com o lançamento da segunda geração SEAT Ibiza e do SEAT Cordoba, que foram produzidas a uma média de 1.500 unidades por dia.

Atualmente, a empresa conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde são fabricados o Ibiza, o Arona e o Leon. Além disso, produz o Ateca na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii electric, o primeiro veículo 100% elétrico da SEAT, na Eslováquia. Até hoje, foram produzidos mais de 19 milhões de veículos SEAT.

Desde que a empresa efetuou a sua primeira venda no estrangeiro em 1965, tendo a Colômbia como destino, a SEAT estabeleceu-se como o principal exportador industrial espanhol, representando quase 3% do total das exportações da economia espanhola. Hoje, os veículos da SEAT chegam a locais tão diversos como a Nova Zelândia, o México e a Guiana Francesa.

A evolução da SEAT ao longo dos últimos 70 anos tem sido exponencial, desde a conceção dos seus automóveis, passando pela produção, até ao volume das exportações. Atualmente, o mesmo número de automóveis é produzido em três minutos (o que antes era preciso um dia inteiro) e, ao contrário dos dois anos de espera na década de 1950 para receber um 600, hoje, com o serviço Fast Lane, pode-se comprar um automóvel em 10 minutos com 5 cliques, e recebê-lo em menos de 21 dias.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com