Volkswagen Multivan – polivalência para os novos tempos

by on 15 Julho, 2021 in Frotas

Volkswagen Multivan – polivalência para os novos tempos

O histórico monovolume Pão de Forma evoluiu para um novo formato, tendo por base a plataforma transversal modular MQB do Grupo Volkswagen, e agora passa a ser denominado Multivan. Foi recentemente apresentado aos jornalistas numa conferência online, presidida por Carsten Intra, presidente do conselho de administração da Volkswagen Veículos Comerciais (foto abaixo).

O Multivan chega a Portugal no final deste ano, sendo comercializado com motorizações híbridas e a gasolina. A versão equipada com motorização a diesel, chegará ao nosso mercado uns meses mais à frente. Espaço e flexibilidade foram as palavras de ordem no desenvolvimento do Multivan, que conta com 7 lugares de série, onde o conforto e a segurança do condutor e passageiros, foram priorizados pelos engenheiros da marca, dando ênfase ao isolamento sonoro, para assim reduzir ao mínimo a insonorização e aumentar o bem-estar a bordo.

Interior

O espaço interior é versátil. Se for necessário espaço adicional, os bancos podem ser facilmente removidos. Este novo monovolume vem equipado com a mesa mais flexível sendo que, a partir de agora, existe este sistema multifuncional, que também pode ser usado como uma consola central – não apenas na frente, mas em qualquer fila de bancos. A qualidade dos materiais utilizados no habitáculo, a ergonomia dos bancos e a visibilidade dos passageiros, são outros dos pontos fortes do Multivan.

Versão híbrida plug-in

O novo Multivan também terá uma versão e-Hybrid, que permitirá a condução em modo de emissões zero. Com transmissão DSG de dupla embraiagem, a plataforma MQB aloja a bateria de iões de lítio debaixo do piso, o que permite poupar espaço e baixar o centro de gravidade deste monovolume. A potência total do sistema do motor elétrico aliado a um motor a gasolina turbo TSI é de 218 cv (160 kW).

Com este sistema híbrido plug-in, será possível arrancar em “e-mode”, ou seja, livre de emissões, e só a uma velocidade superior a 130 km/h é que o motor TSI entrará em ação. A combinação do motor elétrico com um motor a gasolina facilitará também as viagens de longa distância. A bateria do Multivan é carregada através de um interface posicionado à frente, do lado direito, deste monovolume Todas as viaturas estarão equipadas com cabos para carregamento rápido ou em tomadas de 220 V.

Propulsão

Dois motores turbo a gasolina e um bloco turbo diesel, em paralelo com o sistema de acionamento e-hybrid plug- -in com tração dianteira, são as motorizações disponíveis no Multivan com potências que variam entre os 136 cv e os 204 cv. No próximo ano, a gama será enriquecida com um motor TDI diesel de quatro cilindros, com uma potência de 150 cv.

A Volkswagen anuncia que todas as versões do novo Multivan são acopladas, de série, a uma caixa de velocidades de dupla embraiagem (DSG). A DSG de 6 velocidades do e-Hybrid é uma caixa da família DQ400E, desenvolvida especificamente para o sistema de acionamento híbrido plug-in, e forma uma unidade única com o motor elétrico.

A caixa de velocidades a ser usada nas versões TSI e também no futuro TDI, é uma DSG de 7 velocidades. No Multivan, a seleção de marcha é feita “by wire”, portanto, de forma extremamente simples, através de um pequeno botão seletor DSG, localizado no painel de instrumentos. Também os sistemas de assistência à condução utilizados neste novo modelo, são de última geração.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com