AC MAN – expansão a sul sem perder o norte na gestão

by on 11 Janeiro, 2021 in Pesados

AC MAN – expansão a sul sem perder o norte na gestão

A empresa AC MAN, do Grupo ACXXI, expandiu as suas atividades na reparação de camiões, autocarros e semirreboques na margem Sul, ao assumir a gestão do espaço da oficina Auto JL, localizada no Parque Empresarial Alto da Serra, próximo a Sesimbra.

A convite da administração do Grupo ACXXI, a Revista Automotive foi conhecer de perto as instalações e os serviços prestados por esta oficina de veículos pesados e comerciais, e saber mais sobre a estratégia a ser desenvolvida e o que motivou a direção do Grupo a assumir a gestão e o espaço desta unidade.

Segundo Elsa Coelho, administradora do Grupo ACXXI “iremos assumir a gestão desta oficina de pesados (denominada Auto JL), que é um passo natural e em linha com a nossa estratégia de expansão dos nossos serviços na área de manutenção e reparação de camiões, autocarros e semirreboques e, ao mesmo tempo, de estarmos ainda mais próximos dos nossos clientes.

Sinergias

O nosso grupo de empresas conta com uma longa tradição nesta área de negócio e também na venda e assistência de semirreboques das marcas FM5, SOR e Fliegl. Por sua vez a Auto JL, dispõe de um bom historial na área oficinal de reparação de camiões e autocarros multimarcas, e também de viaturas comerciais, o que acrescenta valor à nossa estratégia de expansão, visto que a margem Sul e a área de Sesimbra em especial, têm um potencial muito grande de crescimento no setor de pós-venda de veículos pesados.

A melhor forma de estarmos junto dos nossos clientes é ter uma oficina bem posicionada. Sabemos, por experiência que o serviço de assistência no pós-venda é fundamental para conquistarmos a confiança dos clientes nos veículos pesados. Além de dispormos de produtos de qualidade, é preciso uma assistência de excelência multimarcas sendo estas as principais características que nos identificámos com o trabalho desenvolvido por esta oficina, em Sesimbra.

No plano de ação, iremos formalizar a aquisição desta oficina até ao final deste ano 2020, e assim torná-lo no nosso ponto de assistência mais a sul de Portugal. Como a Revista Automotive já havia noticiado, inaugurámos no início deste ano as instalações da Assivepe no Carregado e, agora, damos continuidade à nossa expansão para a região Sul do país.

Transportes

A área de Sesimbra tem um tecido empresarial muito ligado ao serviço de transporte de pedras e de cimento, com um parque circulante muito importante de veículos pesados. Esta oficina tem um histórico de muitos anos, tendo sido concessionária Scania passando, depois, para a assistência multimarca através da rede Top Truck. O nosso objetivo é manter essa valência multimarca, sob a nossa administração e dinamizarmos a área de manutenção e reparação de camiões, autocarros, semirreboques e veículos comerciais ligeiros.

A região tem também uma atividade piscatória importante, pelo que manteremos a assistência às embarcações de pesca e aos demais veículos associados a essa atividade.  Não pretendemos efetuar grandes alterações às instalações, até porque funcionam muito bem para a tipologia de clientes que já referi. Iremos, naturalmente, realizar algumas adaptações, sobretudo na identificação, que já se é visível na nova fachada, com a inclusão das marcas de semirreboques que representamos em Portugal.

Como o nosso grupo atua em várias áreas de negócio associadas ao transporte de mercadorias, conseguimos manter o nível de receitas, porque se a venda de semirreboques de lonas registou uma diminuição este ano, as vendas de semirreboques cerealíferos e de pisos-móveis aumentou de forma significativa. Conseguimos, assim, alcançar um nível de negócios equilibrado e sustentável. Quanto ao pós-venda, felizmente até à data, mantemos as nossas oficinas cheias e rentáveis.

Norte à vista

Também quero salientar que o nosso Grupo ACXXI tem uma ligação estratégica com a região Norte, no caso em concreto com o Porto de Leixões, visto que exportamos cerca de 250 viatura usadas por ano e, no sentido inverso, também importamos muitas viaturas e semirreboques, dai que ter um ponto de assistência mais a norte de Portugal, era muito importante para as nossas operações comerciais.

Entretanto, no âmbito da reestruturação da rede MAN em Portugal, vendemos as nossas oficinas de Aveiro e Viseu à MAN Trucks & Bus Portugal. Neste sentido, ficamos com mais disponibilidade de capital para investir em outros pontos de assistência. Creio que, com estas alterações, todos ficam a ganhar. Os clientes e a marca MAN, que passam a dispor de mais pontos de assistência no pós-venda e também os nossos fornecedores, pois de certa forma, ampliamos os nossos consumos de peças e acessórios.

De referir que as nossas unidades em Sesimbra e no Carregado não são concessionárias ou reparadoras oficiais da marca MAN, pelo facto de estamos vocacionados para o serviço multimarca. No entanto, efetuamos a reparação das viaturas da MAN com todo o rigor e a qualidade preconizado pela marca.

Em termos de gestão, e face à complexidade do ano de 2020, adaptamo-nos ao contexto. Já tivemos uma oficina na Guarda, mas como o mercado de pesados na região baixou, encerramos essa unidade e decidimos abrir uma no Porto. Assim, no próximo ano queremos consolidar os investimentos nestas novas unidades do Grupo ACXXI, embora ponderamos ter ainda mais novidades nesse campo, assim o mercado cresça conforme as nossas expectativas.

O facto de termos unidades pequenas (exceto Turquel) em vários locais permite-nos diversificar o risco, e se uma região não está com a performance expetável, outra região pode vir a compensar. A nossa área de semirreboques está orientada para segmentos de mercado, e conseguimos assim ser especializados em diferentes segmentos de transportes.

Aluguer de semirreboques

Também estamos a realizar aluguer de semirreboques pisos-móveis e cerealíferos. Sendo um mercado sazonal, os transportadores preferem alugar estes equipamentos, conforme as necessidades. Este serviço pretende ajudar os clientes a reduzir os custos fixos, mantendo os seus negócios. Ainda no setor agrícola temos os alugueres de semirreboques porta-máquinas de grandes dimensões

O setor da construção também tem registado um aumento na procura de equipamentos. Para esta tipologia de cliente, dispomos do aluguer de diversos semirreboques basculantes, tipo Hardox. Notámos que, na zona de Sesimbra, existe uma procura substancial por esses equipamentos, com potencial de crescimento.

Quanto aos semirreboques de frio, projetamos que 2021 será um ano será de crescimento da quota de mercado da marca SOR Ibérica em Portugal, visto que já estamos presentes nos grandes operadores logísticos e, a procura interna por este tipo de semirreboque, deverá manter-se intensa no próximo ano.

Como sempre trabalhamos em diversas áreas de negócio, consideramos que esta unidade de Sesimbra é um ponto de pós-venda geograficamente muito importante, e que poderá vir a dar um contributo positivo às nossas atividades empresariais como um todo”, salientou Elsa Coelho, na foto com José Botelho, diretor comercial do Grupo ACXXI e administrador da empresa Assivepe.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com