DS4 – a serenidade dinâmica em versão automóvel

by on 30 Agosto, 2021 in Frotas

DS4 – a serenidade dinâmica em versão automóvel

O novo modelo DS4 foi apresentado aos jornalistas na sede da Stellantis Portugal. A apresentação foi feita por David Correia e Mónica Camacho, respetivamente Country Brand Manager e Marketing Director da DS Portugal, tendo uma das novas unidades do DS4 em destaque.

Parece ser obrigatório numa apresentação automóvel a utilização dos termos disruptivo, revolucionário, inovador ou líder, em conjunto com superlativos dispostos de forma aleatória. Quando tal não acontece, capta-nos a atenção. Foi assim com o lançamento do DS4. Uma apresentação fora do comum, do ordinário, tendo por isso crédito quando se afirma como uma marca de savoir-faire do luxo francês.

Diferenciador

Quando se fala de luxo, faz-se de um ponto de vista automobilístico contemporâneo. Longe vão os tempos em que a liberdade de criação do automóvel permitia a utilização do luxo “puro”. Nos automóveis de hoje em dia, o luxo precisa enquadrar-se numa legislação restritiva e numa moda orientada. Além disso, insere-se num mercado que tem como o impulsionador principal um paradoxo: por um lado, a necessidade crescente da partilha tecnológica entre modelos para se reduzir custos, por outro lado, a tecnologia como fator diferenciador de cada modelo.

O espaço para a afirmação de qualquer abordagem ao luxo é cada vez mais exíguo, mas não impossível. Isso nota-se nos interiores do DS4, que contém vários apontamentos com materiais requintados, como é caso dos bancos e do tablier, misturados com elementos tecnológicos como é o caso do novo sistema de infotainment da DS. Este DS4 estará disponível, a partir de novembro deste ano, em três níveis de equipamento: Bastile+, Trocadero e Rivoli.

Baseado na experiência do DS7 Crossback, onde os clientes optaram maioritariamente pela versão mais equipada, o DS4 deverá ter na sua versão Trocadero um bom compromisso para o segmento frotista, com a utilização de jantes de 17 polegadas para otimizar o seu Custo Total de Utilização (TCO).

Abordagem

O DS4 é o quarto modelo da gama DS, juntamente com o DS3 Crossback, o DS7 Crossback e o DS9. Só agora – com a chegada do DS4 – é que a marca pretende realizar um maior volume de vendas, nomeadamente junto ao mercado empresarial. Demonstra assim uma serenidade na sua abordagem ao mercado, diferente da agressividade de outras marcas automóveis de “luxo”.

Com grande convicção nos seus atributos, baseados numa dinâmica tecnológica, o DS4 traz consigo novos assistentes de condução e está equipado para realizar uma condução semiautónoma, de nível 2. A diversidade faz-se também notar nas 5 motorizações disponíveis: três a gasolina, uma a diesel e uma híbrida plug-in. Transversal a todas as motorizações é a caixa automática de 8 velocidades, essencial em viaturas deste nível.

O novo DS4 apresenta-se como um SUV do segmento C, com características de um hatchback. É o modelo com linhas exteriores mais vincadas da gama DS e que pretende transportar a marca para outros patamares de vendas. A sua comercialização está já a ser feita, onde as primeiras unidades deverão chegar a Portugal em novembro deste ano.

Até lá, teremos certamente a oportunidade de testar este modelo, para colocarmos à prova no segmento frotista, a excelente impressão com que ficamos por ocasião da sua apresentação nacional.

Print article