DS 9 E-TENSE – híbrido plug-in à medida das empresas

by on 14 Junho, 2021 in Ensaios / Assessment, Frotas

DS 9 E-TENSE – híbrido plug-in à medida das empresas

Marca de prestígio da Stellantis, a DS Automobiles está a ampliar a sua gama sem perder o seu posicionamento premium. É com esta intocável postura que a marca lançou no mercado nacional a versão DS 9 E-TENSE, uma berlina de qualidade superior, visualmente moderna e elegante, reunindo todas as evoluções tecnológicas existentes no mercado automóvel.

Na apresentação realizada à imprensa nacional, na qual a Revista Automotive esteve presente, ficou patente que este modelo híbrido plug-in é um produto feito à medida das empresas e, também, para empresários em nome individual. Na imagem, Mónica Camacho, diretora de marketing, e David Correia, country brand manager, ambos da DS Automobiles Portugal.

Este novo modelo baseia-se numa nova versão da plataforma EMP2 (EMP2 V2.3), com uma distância entre eixos de 2,90 metros, claramente a pensar nos passageiros traseiros, em matéria de espaço, conforto e segurança. Apesar dos seus quase 5 metros de comprimento, o DS 9 E-TENSE é um automóvel elegante, equilibrado e que não passa desapercebido, sobretudo, pela sua linha exterior com traços alongados, mas sem ser visualmente agressivo.

Em andamento

Tivemos a oportunidade de conduzir o DS 9 E-TENSE num circuito misto de autoestrada e cidade. Embora sem realizarmos muito quilómetros, ficámos com muito boa impressão da dinâmica deste automóvel, quer pela suavidade do seu motor e boa relação da caixa automática, quer pela qualidade dos materiais interiores, revestimento dos bancos, posição de condução, volante multifunções e informação visual do tablier.

O seu desenho, segundo a marca, procura fazer uma clara alusão ao DS de 1955. Assim, o DS 9 ostenta as ‘cornetes DS’, ou seja, luzes integradas no topo dos pilares C, que recriam os emblemáticos ‘piscas’ do primeiro dos DS, funcionando no DS 9 atual, como luzes de presença.

Destaque também para a fluidez de uma linha contínua e elegância do traço, que vai da grelha ao capô, integrando o para-brisas, tejadilho e tampa da bagageira, sem qualquer interrupção. Nota-se uma boa integração dos puxadores das portas, na cor da carroçaria, que contrastam de forma suave com uma linha alongada, que se desenvolve dos faróis dianteiros às óticas traseiras.

Qualidade

Para todos aqueles que apreciam viajar em conforto, o DS 9 E-TENSE reúne um conjunto de atributos para os passageiros. A começar pelo desenho, acabamento e conforto dos bancos dianteiros e traseiros. Os bancos são aquecidos, com funções de massagem e ventilação, dispondo de apoios de cabeça ajustáveis. O apoio de braços central contribui para o conforto geral.

Dispõe de revestimento em couro, espaços de arrumação equipados com tomadas USB, bem como controlos para a função de massagem e de iluminação policromática.

A insonorização a bordo é notável, mesmo quando andámos sobre um piso mais irregular ou quando imprimimos uma maior vivacidade ao motor eletrificado. Isto acontece porque o DS 9 dispõe de superfícies vidradas com tratamento acústico e laminado que, combinadas com uma carroçaria construída com soldadura e colagem, permitem reduzir eficazmente as vibrações.

Tecnologia

O DS 9 está disponível em Portugal exclusivamente na variante híbrida ‘plug-in’ E-TENSE, que debita uma potência combinada de 225 cv. Sua propulsão tem por base um um motor sobrealimentado PureTech a gasolina (180 cv) e um motor elétrico (110 cv), capaz de assegurar uma autonomia de 55-56 quilómetros (de acordo com a norma mais recente WLTP) em modo elétrico (zero emissões) graças a uma bateria de iões de lítio de 11,9 kWh de capacidade. O motor elétrico, integrado na transmissão automática de 8 velocidades, tem uma potência máxima de 110 cavalos. A gama DS 9 está estruturada em torno de dois níveis de equipamento: Performance Line + e Rivoli +.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com