Nova Iveco Daily – adaptada à estrada e ao condutor

by on 22 Julho, 2021 in Frotas

Nova Iveco Daily – adaptada à estrada e ao condutor

A Iveco apresentou o novo furgão Daily à imprensa internacional num evento digital transmitido em direto na sua plataforma Iveco Live Channel.

A mais recente geração da Daily destaca-se no segmento de veículos comerciais ligeiros com novas soluções adaptativas, principalmente à estrada. Adicionalmente, com a nova Daily é dado um salto qualitativo na interação com o motorista.

Suspensão pneumática adaptativa

A nova Daily introduz a suspensão pneumática AIR-PRO, que se adapta continuamente às condições de utilização, para proporcionar uma condução suave e segura, tanto para o motorista como para a carga. Gerida pela unidade de Controlo de Amortecimento Contínuo (CAC), a AIR-PRO reage quase instantaneamente aos relevos da estrada.

O sistema calcula a cada 10 milissegundos a pressão ideal em cada amortecedor para proporcionar a melhor reação dinâmica. Segundo dados divulgados pela marca, as menores vibrações, reduzidas em 25%, contribuem para uma experiência de condução mais confortável.

O sistema AIR-PRO também se adapta aos condutores e coloca-os no controlo do comportamento da suspensão. É possível o condutor gerir o sistema através de um comando rotativo específico no painel de instrumentos ou através do ecrã central touchscreen.

Motorizações reformuladas

A Daily mantém-se como o único furgão no mercado que disponibiliza dois blocos diesel: 2,3 litros e 3,0 litros. O motor F1A de 2,3 litros, está disponível nas potências de 116 e 156CV (disponível em homologações ligeiras e pesadas). Já o motor F1C de 3,0 litros, apresenta-se com potências entre 160 e os 207CV.

Destaque para o motor F1A de 2,3 litros na sua economia de combustível, que segundo a Iveco pode alcançar até 6% de poupança de combustível no ciclo WLTP, em comparação com o modelo anterior. A nova Daily apresenta-se também com o motor de 3,0 litros a GNC (gás natural comprimido), que proporciona um desempenho potente e reativo com 136 CV e 350 Nm de binário. A Daily mantém-se com tração traseira nas suas várias motorizações.

Nova caixa de velocidades manual

Além de ter uma das melhores caixas de velocidade automáticas do mercado, a Iveco investiu também numa nova caixa de velocidades manual que permite um aumento de binário até 15% nas várias motorizações. Com esta caixa é possível melhorar o desempenho da nova Daily em aplicações exigentes e aumentar a sua versatilidade para carroçarias construídas com requisitos para TDF (Tomadas de Força).

A nova transmissão também vem contribuir para a redução do Custo Total de Propriedade (TCO). Foi possível acoplar o motor de 2,3 litros à mesma embraiagem do motor de 3,0 litros, o que melhorou a robustez nas missões mais difíceis e aumentou a durabilidade em até 18%. A nova transmissão não exige quaisquer mudanças de óleo a curto prazo, uma vez que o intervalo foi alargado para 350 mil km, contribuindo para mais uma redução, até 4%, nos custos de manutenção e reparação.

Bancos adaptativos

A nova Daily dispõe de bancos inteiramente novos com almofadados centrais no assento e nas costas, e encosto de cabeça com espuma de memória: uma estreia nos furgões. A espuma molda-se ao corpo, distribuindo o peso uniformemente, reduzindo os picos de pressão até 30%.

Isto resulta num conforto supremo e numa efetiva proteção contra as dores nas costas. As estruturas das alavancas laterais do banco foram redesenhadas para facilitar o acesso e saída do veículo, principalmente para a distribuição urbana que requer um elevado número de saídas e entradas no veículo, num curto espaço de tempo.

Conecção com Amazon Alexa e lançamento no mercado

E se a nova Daily está bem conectada à estrada com a suspensão AIR-PRO, tem também conectividade com todo o “mundo digital”. Estreia absoluta no segmento dos furgões, a nova Daily traz a conectividade com a intitulada assistente pessoal da Amazon, a Alexa. Se bem que ainda limitado às línguas existentes na Alexa (das quais o Português de Portugal ainda não faz parte!), o motorista pode interagir com o veículo e com o exterior, através da Alexa comandada apenas pela voz.

A Iveco desenvolveu uma plataforma específica para esta interatividade, denominada Iveco Drivel Pal: um companheiro de condução vocal e digital do motorista. Além da nova Daily, esta funcionalidade passa a estar disponível também no camião Iveco S-WAY.

Com o lançamento previsto para o final deste ano de 2021 na Europa, a Iveco irá ainda revelar mais pormenores deste renovado furgão. Esperamos em breve estar ao volante da nova geração Daily, para por à prova as mais-valias destas novidades apresentadas.

Print article