Vídeo: VDL Futura HD – o autocarro premium feito para Portugal

by on 11 Junho, 2021 in Ensaios / Assessment, Pesados

Vídeo: VDL Futura HD – o autocarro premium feito para Portugal

A Revista Automotive deslocou-se até Madrid para conhecer as atividades da VDL Ibérica e testar um dos autocarros específicos da VDL para o mercado português: o Futura de 13,5 metros com apenas dois eixos.

Na ocasião, entrevistámos Hector Rodriguez, diretor geral da VDL Bus & Coach España, que nos explicou a estratégia da empresa para o mercado ibérico, e falou sobre as características deste autocarro, desenvolvido para as especificações do mercado português.

“Começo por fazer um enquadramento da VDL Bus & Coach que é uma empresa pertencente ao Grupo VDL, um grande complexo industrial holandês, que no ano de 2019 alcançou uma faturação de 6 mil milhões de euros. Atualmente conta com 17 mil funcionários, dispõe de mais de 107 empresas em diversas áreas de negócio e, no setor automóvel, a VDL fabrica para a BMW os modelos Mini Cooper e BMW X1,  na sua unidade na Holanda.

Na área das tecnologias, por exemplo, a VDL está a participar na construção do maior telescópio do mundo a ser instalado no Chile, o Telescópio Extremamente Grande (ELT) do Observatório Europeu do Sul. Outro exemplo, é que a VDL constrói maquinaria de alta tecnologia para a ASML, um cliente de referência na fabricação de microchips para todo o mundo.

Fabricação de autocarros

Historicamente o Grupo VDL era o construtor de autocarros da DAF, que comercializava os veículos sob o nome DAF Bus. Em 1992, quando a DAF foi adquirida pela PACCAR, o Grupo VDL comprou a DAF Bus e manteve a produção de autocarros. Após comprar outros carroçadores de autocarros holandeses, o Grupo VDL decide em 2010 agrupar todas as suas empresas de autocarros sob uma única marca: a VDL Bus & Coach.

A vantagem do Grupo VDL é conseguir conjugar todo o know-how das suas várias áreas na fabricação de autocarros, onde estamos muito seguros da qualidade e tecnologia dos nossos veículos. A investigação e desenvolvimento do Grupo VDL é ímpar, pelo que os autocarros VDL utilizam muitos materiais leves, resultando em taras muito reduzidas. Em média, os nossos autocarros são mais leves cerca de 1 tonelada face aos nossos concorrentes.

A união com a DAF continua a ser muito forte, pois utilizamos os chassis e motor DAF para a construção dos autocarros VDL, em conjunto com a caixa de velocidades da ZF. Existem também outros construtores de autocarros que utilizam motor DAF e caixa ZF, mas a diferença é que na VDL nós desenvolvemos um software específico para a gestão da caixa e do motor, proporcionando uma diminuição de consumos e num funcionamento otimizado e integrado de todo o autocarro.

Atuação no mercado ibérico

A VDL começou por atuar em Espanha e em Portugal, ao vender chassis para os grandes carroçadores nacionais, tendo sempre um resultado satisfatório. Em 2016, a VDL toma a decisão de abordar diretamente o mercado ibérico a partir de Espanha, instalando-se em Madrid e criando a VDL Bus & Coach España. Em dezembro de 2019, ingresso na empresa para assim dar expansão e a dinamizar todo o projeto nos dois países.

Justamente em março de 2020, quando estávamos a iniciar a implementação do projeto e com uma boa carteira de clientes, teve início a pandemia que modificou o rumo das nossas decisões. A importância do transporte público e da mobilidade das pessoas deu um salto quantitativo, o que nos motivou a mudar a estratégia.

A VDL Bus & Coach España tem agora uma equipa de gestão que dá suporte a cinco agentes principais em Espanha (brevemente serão seis) e, em Portugal, estamos em contacto com três potenciais agentes, com os quais pretendemos estabelecer uma parceria sólida e eficiente.

A nossa abordagem é distinta de uma distribuição clássica. A VDL enquanto marca não exige aos seus agentes um grande investimento, nem objetivos inatingíveis. O que queremos é uma parceria de qualidade e trabalhar com os agentes principais da VDL Ibérica, para que estes possam oferecer aos seus agentes um serviço completo.

Este serviço engloba formações de produto, financiamento, visitas conjuntas a clientes, retomas de veículos usados, entre outros aspetos que são suportados pela VDL ibérica. Por seu lado a VDL ibérica não necessita de ter uma oficina própria nem um armazém de peças único. Temos escritórios próprios, que a Automotive teve a oportunidade de conhecer, bem como um stock de veículos de demonstração. Fora isso, a estrutura da empresa é bastante leve, ágil e eficiente.

Apoio no pós-venda

Estamos a desenvolver com o maior distribuidor de peças para pesados de Espanha, uma parceria para armazenar e gerir o stock de peças da VDL, sob o nome VDL Parts. Em Portugal iremos fazer o mesmo, pois é nosso interesse trabalhar com um parceiro local.

Quanto à manutenção e reparação, cada agente principal VDL tem uma zona onde é responsável pela dinamização do serviço oficinal aos seus clientes. A maioria dos nossos agentes em Espanha pertencem à rede da DAF Trucks, que nos garante uma qualidade de serviços e de assistência com standards internacionais, e do qual estamos a formar os seus funcionários para trabalharem com os autocarros VDL.

A nossa frota de autocarros de demonstração está bem distribuída pelos nossos agentes, permitindo que os clientes tenham um acesso rápido e assim conhecer a qualidade dos nossos autocarros. Temos a perfeita noção que os autocarros da marca VDL ainda não são muito conhecidos pelos clientes no mercado ibérico, mas isto é algo que estamos justamente a trabalhar para mudar.

Modelo dois eixos específico para Portugal

Os nossos autocarros de turismo (modelo Futura) estão a ter uma boa aceitação no mercado ibérico, bem como os nossos modelos citadinos (modelo Citea), para transporte público. Neste ponto, de referir que a VDL é o maior produtor de autocarros urbanos elétricos na Europa, um posicionamento que bem demonstra a nossa capacidade tecnológica. Também estamos a dinamizar o setor das viaturas minibus, com base no Mercedes-Benz Sprinter (modelos MidCity e Mid Euro).

O Futura é o modelo de eleição da VDL nos autocarros para turismo, onde temos a versão FHD, específica para o mercado português. Este autocarro é o mais alto da gama Futura (3,80mt) de um piso, tem 13,5mts de comprimento, com capacidade para 65 lugares (63+2), e com a vantagem de ter apenas dois eixos.

O número de lugares depende sempre do peso do veículo e este VDL Futura consegue ter materiais leves na carroçaria, que permitem apenas dois eixos para 65 lugares. Normalmente, neste comprimento e com esta capacidade são necessários três eixos.

Em Portugal, como os veículos pagam portagens pelo número de eixos, este Futura é uma excelente opção para as empresas de transporte de passageiros de turismo. Além disso, os dois eixos diminuem o custo operacional em comparação com o de três eixos, em áreas como de desgaste rápido, como pneus, travões, amortecedores, manutenção, entre outros fatores.

Se em termos de imagem o VDL pode parecer um autocarro de certa forma austero, isso deve-se ao seu racional focado na redução ao máximo de reparações ou manutenções. O design mais limpo permite menos junções e tornam-no mais robusto, e com melhor resistência às corrosões da carroçaria”, destacou Hector Rodriguez.

Tivemos a oportunidade conduzir o VDL Futura pelas vias rápidas ao redor de Madrid, e a avaliação deste autocarro bem como mais pormenores deste modelo, estão disponíveis em vídeo, no canal da Automotive no YouTube.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com