Valeo Service Ibérica – preparada para a recuperação da economia

by on 8 Junho, 2021 in Pós-Venda

Valeo Service Ibérica – preparada para a recuperação da economia

A Valeo Service é um dos maiores fornecedores de peças para o setor de pós-venda em todo mundo. Na região ibérica, a marca tem vindo a conquistar e a ampliar o seu espaço, fortalecendo relações técnico-comerciais com os seus tradicionais distribuidores e, ao mesmo tempo, abrir portas para a entrada de novos parceiros.

Para falar sobre o atual posicionamento da marca e dos desafios presentes no dia-a-dia, a Revista Automotive entrevistou José António Tercero, diretor geral da Valeo Service Ibérica que aqui faz uma breve análise das atividades da empresa no ano de 2020:

“Apesar do impacto da crise sanitária no mercado de reposição de peças – que travou a boa tendência de crescimento dos primeiros meses do ano passado – a Valeo Service conseguiu ajustar os seus níveis de produção, em linha com os nossos distribuidores e com a procura do mercado de peças ibérico.

Assim, tivemos um nível mais baixo de produção em abril de 2020, procurando aumentar progressivamente o ritmo da nossa produção, nos meses subsequentes, em função da gradual melhoria do mercado de peças em Portugal e Espanha. Para além daquele ajuste produtivo, a Valeo Service soube aproveitar os meses de estabilidade, para ampliar a sua disponibilidade de produtos e assim compensar o menor volume de vendas dos primeiros meses da pandemia.

Serviços e inovações

Tratando-se de uma empresa praticamente centenária, a Valeo acumula uma grande experiência de gestão em ambiente de crise e, no presente, conta com uma grande capacidade produtiva. Em simultâneo, dispomos de uma ampla gama de peças e equipamentos para o setor de pós-venda, com produtos de elevada qualidade onde a inovação está no centro da nossa estratégia.

A nossa marca investe bastante em I&D e isto permite-nos manter um sólido posicionamento como fornecedor de referência mundial em praticamente todos os países, com destaque para Espanha e Portugal, onde temos vindo a alcançar uma melhoria constante de vendas e de novas parcerias.

Atualmente, a Valeo Service dispõe de um portfólio de produtos e de equipamentos ajustados ao mercado da reposição, incluindo peças para veículos eletrificados, que já constituem um importante canal de consumo de peças de reposição.

Ao mesmo tempo, dinamizamos a nossa gama de equipamentos de diagnóstico, como é o caso do ADAS e também, produtos inovadores para os sistemas de assistência à condução, como são os casos dos limpa-para-brisas e iluminação, os sistemas térmicos e os sistemas de arrefecimento de baterias para os carros elétricos.

Com um portfólio amplo, ajustado e inovador, a Valeo Service orgulha-se de manter uma posição de referência mundial quer em termos de primeiro equipamento em todas as áreas de negócio, quer no mercado de reposição de peças. Nosso compromisso assenta em mantermos a qualidade dos nossos produtos, contribuir para uma mobilidade mais segura e ambientalmente eficientes e também fortalecer a relação com os nossos parceiros, distribuidores e, principalmente, com os nossos clientes.

Novidades para 2021

Concluído com grande esforço de todos o difícil ano de 2020, entrámos em 2021 com otimismo e uma visão clara para onde queremos caminhar. A Valeo Service principiou o ano com muitas e boas novidades para o mercado da reposição que, gradualmente, a nossa equipa técnica-comercial tem vindo a apresentar aos nossos parceiros-distribuidores em Portugal.

Em muitos dos casos, trata-se de produtos ou acessórios que recentemente foram introduzidos na linha de primeiro equipamento. Isto significa que estamos a agilizar o processo de disponibilizar produtos para o mercado da reposição, acompanhando a evolução do setor automóvel, numa escala nunca antes registada.

Dou como exemplo as nossas embraiagens. Em seguimento ao lançamento em 2020, da gama de embraiagens DDC (Dual Dry Clutch), para os modelos das marcas Hyundai e Kia, temos previsto brevemente lançar as embraiagens DWC (Dual Web Clutch), para os modelos das marcas BMW, Mercedes, Renault e Nissan. Ao mesmo tempo, iremos ampliar as nossas referências em kits de componentes hidráulicos, volante bi-massa Fullpacks DMF, sendo que a gama de peças hidráulicas tem vindo a ser reforçada, por via da aquisição em outubro de 2017, da empresa FTE Automotive.

Gestão do motor

No tocante aos alternadores e motores de arranque, destaco o lançamento da nossa gama Coreflex. Graças à forte presença da marca Valeo no desenvolvimento de veículos elétricos, lançaremos este ano de 2021 as nossas primeiras referências no mercado de reposição, dos motores iBSVG 48V. Ainda relativamente à área de gestão dos motores, e complementando a nossa bastante ampla linha de sensores, lançaremos uma gama completa de sondas lambda.

Sendo a Valeo uma marca com grande reputação na área da iluminação e de equipamentos para as oficinas em geral, recentemente disponibilizamos ao mercado de pós-venda o Regloscope PRO. É a primeira ferramenta para regulagem dos faróis dianteiros, que cobre todas as tecnologias de iluminação dos atuais veículos, incluindo os faróis LED com funções adaptativas, que dispensa a oficina de dispor de um espaço específico para este trabalho.

Também incorporámos no nosso portfólio as novas variantes G12++, G13 e híbrido para veículos pesados (camiões e autocarros), com uma nova gama de líquidos de refrigeração.

Por fim e não menos importante, introduzimos no nosso portfólio o sistema de deteção de ângulo morto, que permite melhorar a segurança da condução dos automóveis em geral. Com tudo isto, podemos dizer que lançámos mais de 3 mil novas referências dentro das gamas já comercializadas pela Valeo Service, o que nos posiciona no topo do mercado mundial das peças e equipamentos de reposição.

Formação

A formação técnica é crucial no setor automóvel, cada vez mais tecnológicos e sempre muito exigentes em termos de normas ambientais. Contudo, por imposição das regras sanitárias, muitos profissionais das oficinas independentes não puderam realizar ações de formação presencial, durante os últimos 12 meses. A formação continua, técnica-comercial, foi particularmente difícil de se realizar durante a fase mais intensa da pandemia.

Na Valeo Service, damos muito valor à formação dos nossos profissionais, distribuidores e clientes oficinais. Assim, e como resposta às condicionantes das restrições sanitárias, implementámos e dinamizámos as formações dos nossos parceiros através da plataforma Valeo Tech@assist, uma ferramenta online que permite aos profissionais do setor de pós-venda terem o devido suporte técnico, desfazerem as suas dúvidas, sem que isto implique a interrupção da sua normal jornada de trabalho.

Ressalto que a participação nestes cursos formativos e a aquisição de conhecimentos técnicos, permitem ao profissional da oficina receber um diploma certificado pela Valeo, sempre que conclua o curso e seja aprovado no teste final. Uma vez concluído o curso com aproveitamento, a documentação técnica fica imediatamente disponível para ser utilizada pelo profissional, certificado pela Valeo.

A plataforma Tech@assist dispõe atualmente de módulos que cobrem diferentes tecnologias e produtos, como embraiagens, sistemas Start&Stop, regeneração de gases, eletrificação 48V, entre muitos outros. Graças ao sistema de formação online, a Valeo Service já proporcionou a formação de mais de 5000 oficinas em toda a península ibérica, no último ano”, destacou com indisfarçável satisfação, José António Tercero.

Transição

Depois de praticamente 10 anos de desempenho profissional na Valeo Service Ibérica, José António Tercero dá por concluído o seu projeto e assim passará o seu testemunho a Patrick Gravel, que assumirá o cargo de country manager da empresa a partir de dia 1 de julho deste ano. Ambos sempre trabalharam juntos e fizeram parte de uma equipa ibérica bastante coesa e dinâmica.

De recordar que coube a Patrick Gravel a responsabilidade de reorganizar a Valeo Service em Portugal nos últimos 5 anos, reposicionando a marca a um nível nunca antes alcançado. Assumiu nos últimos 2 anos a direção comercial ibérica da empresa. Uma transição pacífica e natural, e que possibilitará a continuidade dos processos e serviços já implementados, bem como a dinamização de outros negócios no mercado de pós-venda ibérico.

Aqui, uma foto histórica da Automotive, com o José António Tercero e Patrick Gravel, nas instalações da Valeo Service Ibérica, realizada ainda antes da pandemia.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com