Sampa Ibérica – acrescentar valor, diversidade e serviços

by on 19 Julho, 2021 in Pesados, Pós-Venda

Sampa Ibérica – acrescentar valor, diversidade e serviços

A Sampa tem as suas origens no ano de 1950, na produção de peças para veículos. Mais à frente, com a experiência adquirida no mercado de peças para veículos pesados, expande as suas atividades para o setor da distribuição, com uma forte implementação no pós-venda e também como fornecedor de primeiro equipamento, para diferentes marcas de automóveis e camiões.

A sua sede está situada na província independente de Samsun, às margens do Mar Negro na Turquia. A origem do seu nome Sampa, advém da justaposição das palavras Samsun e Parts. Com uma dinâmica de vendas e diversidade de produtos, a empresa tem vindo a registar um crescimento robusto nos diversos mercados onde se encontra presente.

No mercado ibérico, a Sampa estabeleceu a sua base administrativa e operacional em Madrid, num amplo e moderno armazém logístico localizado no Polígono Empresarial de San Fernando de Henares, próximo da M50, ambiente onde dispõe de uma área coberta com mais de 5.000 m2.

À frente das suas atividades está Hernán Marqués, que assumiu há pouco tempo as funções de diretor geral da Sampa Ibérica. Nesta entrevista concedida à Revista Automotive em Madrid, Hernán Marqués apresentou as instalações da empresa, falou sobre a estratégia da Sampa, onde ambiciona acrescentar valor ao mercado ibérico.

Empresa global

Hernán Marqués conta-nos que “hoje, a Sampa emprega mais de 2.500 profissionais, dispõe de uma área de produção acima dos 150 mil m2 e conta com uma gama superior aos 40 mil produtos, com diferentes aplicações e referências, ajustadas ao vasto parque circulante de viaturas comerciais, camiões e autocarros, sobretudo na Europa e Ásia. Exporta para mais de 90 países e possui escritórios e armazéns próprios em 15 países, entre os quais Espanha, onde iniciámos as nossas atividades em maio deste ano.

Somos uma empresa euroasiática, com sede na Turquia. Os seus proprietários têm uma visão global e moderna do mercado de peças de reposição e também enquanto fornecedores de peças para primeiro equipamento. Assim, a Sampa é uma marca que fabrica 70% dos produtos que comercializa. De recordar que a Sampa é igualmente fornecedora de peças para o primeiro equipamento, como por exemplo para a marca Ford, da qual recebemos uma distinção Q1 como fornecedor de referência.

Desenvolvimento

Investimos muito em investigação e desenvolvimento (I&D), com uma equipa de engenheiros e com laboratórios de testes próprios. Por exemplo, os metais e as borrachas utilizadas na fabricação dos nossos produtos são desenvolvidos, testados e fabricados nas unidades produtivas da Sampa. É isto que nos diferencia no mercado, pois garantimos a origem e a qualidade das peças que comercializamos.

Em termos de portfólio, dispomos de uma gama muito ampla de produtos para veículos pesados de mercadorias e também autocarros. Dispomos de peças para os sistemas de suspensão, direção, acessórios para cabina, amortecedores, peças para carroçarias, parte elétrica, travões, peças para motores, rolamentos que, entre muitos outros, são fabricados pela própria Sampa.

A marca Sampa conta com uma boa reputação enquanto fabricante e fornecedora de barras de direção e de suspensão pois, como referi anteriormente, somos os fabricantes de peças metálicas e de borracha que são utilizadas nestes sistemas. Também somos fabricantes de amortecedores e, neste momento, a empresa está a investir na expansão da sua produção, para tornar-se a maior fornecedora de amortecedores para veículos pesados.

Expansão

A filosofia da Sampa baseia-se em produzir e distribuir a maior parte das peças que dispõe no seu portfólio. Estamos a expandir a presença da marca Sampa no mercado ibérico, através desta nova, moderna e ampla estrutura em Madrid, mas também estamos a ingressar no México, que será uma base logística para toda região da América Central e América do Sul. Importante ressaltar que a Sampa também está presente nos Estados Unidos da América, como fabricante e fornecedora de peças para os camiões do mercado norte-americano.

A Sampa Ibérica é a terceira filial da empresa no mercado europeu, tendo sido estabelecida logo após as filiais da Inglaterra (Manchester) e França (Lyon). Isto é uma clara demonstração da importância do mercado ibérico dentro da estratégia de expansão das atividades da Sampa em território europeu. Espanha, pela sua dimensão e Portugal, pela sua competitividade, são dois mercados muito importantes nos planos de crescimento da marca e da empresa Sampa.

Aqui na nossa filial em Madrid, onde a Revista Automotive é a primeira publicação especializada a realizar uma visita às nossas instalações, estamos a começar toda a nossa atividade praticamente do ponto zero. Desde os escritórios, as estruturas do armazém, o sistema logístico, informático, equipas de vendas, entre outros, tudo é novo na Sampa Ibérica.

Implementação

Iniciámos os primeiros contactos com os nossos fornecedores em novembro de 2020, em plena pandemia e, na altura, realizámos um concurso com os melhores fornecedores do mercado. A escolha desta unidade em San Fernando de Henares, assenta em critérios técnicos-operacionais, visto que estamos instalados num moderno polígono industrial, com facilidade de acessos e, também, porque nesta região estão sediadas grandes empresas do setor automóvel, tais como Scania, DAF, MAN, entre outras que, de alguma forma, também são potenciais clientes da nossa marca.

Em termos de atuação, a Sampa Ibérica está a “plantar as primeiras sementes” num terreno onde já existem outras empresas fornecedoras de peças de reposição. Contudo, os nossos estudos indicam que há condições para alcançarmos uma boa presença em Espanha e em Portugal.

Queremos crescer de forma sustentada, dando passos seguros, e sem pressa em fazer grandes números. A qualidade dos nossos produtos, o nosso vasto portfólio, os nossos serviços e uma forte dinâmica de vendas, serão os pilares do nosso crescimento ibérico. Uma vez concluído o processo de implementação da nossa filial aqui em Madrid, o nosso próximo passado será dar a conhecer os nossos serviços e o nosso amplo portfólio de produtos junto dos principais distribuidores de peças para veículos comerciais e pesados, camiões e autocarros.

A Sampa Ibérica contará nos próximos meses com uma equipa de até 16 pessoas, formada para prestar o melhor serviço e atendimento aos nossos clientes e parceiros. Brevemente, também iremos dispor de uma plataforma digital ibérica, com todas as ferramentas online ajustadas à tipologia da nossa atividade.

Estamos na génese de uma nova empresa no setor da distribuição de peças para veículos pesados. Somos o exemplo de que a renovação neste setor ainda é possível ocorrer, dentro de um mercado onde muitos operadores acreditavam que tal já não voltaria a acontecer. A Sampa Ibérica veio demonstrar que no setor de peças de reposição, já não há lugares marcados”, finalizou Hernán Marqués à Revista Automotive.

 

 

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com