Autozitânia – rede oficinal AD Parts já está no horizonte

by on 13 Outubro, 2021 in Pós-Venda

Autozitânia – rede oficinal AD Parts já está no horizonte

O Grupo Autozitânia tem solidificado a sua presença no mercado da reposição de peças auto, sendo de destaque o facto de assumirem em exclusivo a representação e a distribuição da gama de produtos da AD Parts em Portugal, por terem incorporado a empresa Bragalis e também pela implementação de uma parceria técnica formativa com a empresa espanhola EINA.

cado da reposição de peças auto, sendo de destaque o facto de assumirem em exclusivo a representação e a distribuição da gama de produtos da AD Parts em Portugal, por terem incorporado a empresa Bragalis e também pela implementação de uma parceria técnica formativa com a empresa espanhola EINA. Em entrevista à Revista Automotive, Flávio Menino, responsável de marketing e comunicação do Grupo Autozitânia referiu que “a pandemia trouxe muitos desafios, mas também oportunidades únicas. Trabalhámos há meses num constante cenário de incertezas económicas e sociais.

Contudo, com os nossos recursos, a experiência da nossa administração, bem como a confiança dos nossos clientes e a dedicação dos nossos quase 120 funcionários, foi possível ajustarmos o Grupo Autozitânia a uma nova realidade no mercado da distribuição de peças em Portugal.

Desafios

No primeiro quadrimestre de 2020, tivemos uma queda acentuada no nosso volume de negócios o que nos obrigou a ajustar as equipas por turnos de trabalho, em função da redução da nossa atividade. Esta medida simultaneamente contribuiu para minimizar o risco de contágios e também para evitar despedimentos, sem recurso ao lay-off. Um ano e meio depois do início da pandemia, olhamos para a nossa empresa e sabemos que implementámos as medidas mais corretas na altura.

Sempre mantivemos as nossas atividades e o atendimento ao cliente, garantindo o funcionamento dos nossos armazéns e da nossa rede de lojas, de norte a sul do país. De notar que todo o pessoal de escritório e administrativo foi colocada em teletrabalho, mantendo o atendimento remoto dos clientes. A única exceção afetada por esta medida foi o pessoal operacional, que era essencial para o funcionamento dos armazéns e da nossa logística.

Expansão e integração

Em paralelo com a adoção destas medidas administrativas, procurámos manter a nossa estratégia expansão e, neste sentido, adquirimos a maioria do capital social da Bragalis, uma das mais expressivas empresas do nosso setor na zona norte do país. Permitiu ao Grupo Autozitânia, posicionar-se de uma forma ainda mais sólida no distrito de Braga e arredores, onde ambas as empresas têm a mesma ótica do negócio de peças, ou seja, atuam apenas na venda a retalhistas e não diretamente às oficinas.

O ano de 2020 também foi, em certa medida proveitoso, pois marcou o processo de integração do negócio da AD Parts no portfólio da Autozitânia. Ampliou bastante a nossa gama de produtos, pois trata-se de um dos maiores grupos de compra da península ibérica.

A integração dos produtos da marca AD Parts no mercado nacional tem corrido de forma muito positiva e está a superar as nossas expectativas e, em pouco mais de 1 ano, esta gama de produtos já tem um peso significativo no nosso volume de negócios. A marca AD é hoje reconhecida como sendo Premium Private Brand, pois sendo premium está apenas disponível aos parceiros do grupo AD, como é o caso da Autozitânia em Portugal.

Rede AD e novo armazém

A atual rede de oficinas associadas à Autozitânia está a ser preparada para assumir uma imagem corporativa da AD. Estamos a trabalhar internamente, com os nossos parceiros, para que esta transformação e implementação ocorra em 2022.

Este ano completaremos 35 anos de atividades em Portugal e, nos últimos dois anos, implementámos iniciativas que nos permitirão alavancar os negócios do Grupo Autozitânia, posicionando a nossa faturação acima dos atuais 52 milhões de euros. Hoje, dispomos de 11 plataformas logísticas, número que será ampliado ainda este ano com a abertura de um novo armazém em Leiria.

A Autozitânia de hoje é uma empresa dinâmica e que dispõe de 120 mil referências abertas e 80 mil referências de produtos em stock. A logística continua a ter um papel fulcral, juntamente com as nossas 5 lojas que garantem um serviço de proximidade. Também a incorporação do negócio AD Parts possibilitou realizar uma parceria com o Grup EINA, na área da formação técnica-comercial certificada, envolvendo os nossos clientes retalhistas e que iremos cada vez mais dinamizar” destacou Flávio Menino.

Print article