IVECO e Nikola inauguram fábrica de camiões elétricos

by on 27 Setembro, 2021 in Pesados

IVECO e Nikola inauguram fábrica de camiões elétricos

IVECO e Nikola inauguram fábrica de camiões elétricos. Cidade natal de Albert Eistein, a localidade de Ulm na Alemanha passou a estar novamente no centro do desenvolvimento tecnológico, graças à recente apresentação da fábrica dedicada à produção de camiões pesados elétricos Nikola TRE, numa parceria estratégica com a marca IVECO.

Os primeiros modelos Nikola TRE deverão começar a ser produzidos em Ulm ainda este ano, com as entregas a iniciarem em 2022, a clientes selecionados nos Estados Unidos. Os modelos Nikola TRE baseiam-se na plataforma de camiões IVECO S-WAY, com um eixo elétrico desenhado e produzido conjuntamente pela FPT Industrial.

Parceria estratégica com a marca IVECO. Os primeiros modelos Nikola TRE deverão começar a ser produzidos em Ulm ainda este ano, com as entregas a iniciarem em 2022, a clientes selecionados nos Estados Unidos. Os modelos Nikola TRE baseiam-se na plataforma de camiões IVECO S-WAY, com um eixo elétrico desenhado e produzido conjuntamente pela FPT Industrial. Para além da produção do veículo elétrico a bateria (BEV), a plataforma modular para veículos pesados também será responsável pelo desenvolvimento do protótipo de um veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV), com base no Nikola TRE. Este futuro modelo movido a hidrogénio entrará em produção em Ulm até ao final de 2023.

Marco histórico

Em declarações, Gerrit Marx, presidente de Veículos Comerciais e Veículos Especiais da CNH Industrial e CEO designado do Grupo Iveco, destacou a importância da parceria com o Grupo Nikola: “apesar de todos desafios da pandemia, conseguimos executar dentro dos prazos a inauguração desta nova unidade em Ulm.

Agora, o nosso foco está em assegurar o sucesso desta operação e assumir, conjuntamente, a liderança no que toca a transportes pesados de longo e pequeno curso, com motorizações sustentáveis e energeticamente eficientes”, frisou.

Abrangendo 50 mil m2, dos quais 25 mil são cobertos, a fábrica de Ulm conta com um processo de montagem final concebido para veículos “nascidos” para a propulsão elétrica. As novas instalações, e a primeira fase de produção, representam um importante investimento conjunto da IVECO e da Nikola, possibilitando o envolvimento de 160 fornecedores, ao longo de todo o processo.

As estimativas atuais apontam para que a linha de produção seja capaz de fabricar aproximadamente 1.000 unidades a cada ano, podendo registar aumentos progressivos nos próximos anos.

Sustentabilidade

Enquanto prepara o seu futuro, a Iveco continua focada no seu presente. As motorizações a diesel dos seus camiões estão cada vez mais eficientes, e os seus camiões a Gás Natural (GNC e GNL) continuam a conquistar mais clientes. Vários têm sido os exemplos na Europa, onde destacamos os recentes investimentos das empresas portugueses JBarroso e da DOHM, em novos modelos S-WAY NP movidos a gás natural.

Print article