Yaris Cross é a nova joia da coroa em Portugal

by on 1 Outubro, 2021 in Frotas

Yaris Cross é a nova joia da coroa em Portugal

O Yaris Cross é o lançamento mais importante deste ano para a Toyota. A marca que tem vindo a reinar no mercado dos automóveis eletrificados, tem agora no Yaris Cross a sua joia da coroa. Os números clarificam este “reinado”: mais de 70% dos modelos vendidos atualmente pela Toyota em Portugal, são híbridos.

Este modelo é há muito aguardado pela marca, onde lhe fazia falta um crossover/SUV do segmento B, pois é o que mais cresce nas vendas em Portugal e na Europa. Segundo a marca, o segmento B representa 55% das vendas em Portugal, onde 43% destas vendas são de crossovers/SUVs.

O Yaris Cross é feito para o consumidor Europeu, com a sua conceção feita na Bélgica e produção em França. Divide a fábrica francesa com o Yaris “tradicional”, onde a cada 58 segundos sai um Yaris ou (agora) um Yaris Cross produzido. Talvez com a crise dos semicondutores esta produtividade diminua, mas a Toyota está convicta de que não faltarão automóveis para os seus clientes.

O Yaris Cross teve a sua campanha em vídeo realizada em Lisboa, numa alusão à alegria de viver (joix de vivre), com o slogan “traz felicidade”. Em Portugal, o Yaris conquistou uma clientela fidelizada, onde é fácil encontrarmos modelos da primeira geração (1999) em circulação. “Yaris” é também o nome mais associado na Europa à Toyota e, por essa razão, a marca manteve a nomenclatura, adicionado “Cross” a este modelo que partilha componentes com o Yaris, como é o caso da plataforma GA-B, entre outros.

Em termos de propulsão, o Yaris Cross está a ser comercializado com a motorização híbrida, que combina um motor de 1.5 litros a gasolina (90CV) com um elétrico de 80CV. A potência combinada deveria ser de 170CV, mas a Toyota anuncia 116CV. Para 2022, estão agendadas as versões de 126 CV a gasolina (100% a combustão), e também as versões AWD com tração às quatro rodas.

Dinamismo da plataforma

A Revista Automotive esteve na apresentação do Yaris Cross, onde testámos este modelo em circuito urbano e extraurbano. O que mais nos surpreendeu foi a sua agilidade, tendo em conta que é um carro alto e com rodas largas. Em termos de dimensões, até é um carro compacto, apesar de parecer bastante grande. As grandes cavas das rodas e as jantes de maior dimensão, dão um visual de SUV e não tanto de Crossover ao Yaris Cross.

O comportamento em estrada do motor híbrido é bastante linear, parecendo-se com um diesel pela grande disponibilidade de binário a baixas rotações. Os consumos que fizemos (6,5lt/100km), demonstram uma boa adaptação deste carro a vários ambientes: cidade, estrada e autoestrada. De vez em quando, os picos de rotação do motor a combustão tendem a ser ruidosos, mesmo a baixas velocidades, mas é o conjunto híbrido a funcionar na sua melhor gestão.

Quanto ao espaço interior, é suficiente para um carro destas dimensões (cerca de 4 metros de comprimento), com destaque para a bagageira que é maior do que a do Toyota C-HR, por exemplo. O espaço para os ocupantes traseiros não é muito generoso, mas satisfaz as necessidades de uma clientela citadina. Se bem que a cidade é pouca para este modelo, visto que a altura ao solo (17cm), também permite umas aventuras fora de estrada.

Interior e segurança

O interior combina bem ergonomia com tecnologia. No campo da ergonomia, encontrámos alguns pontos a melhorar, como é o facto de ser difícil encontrar os puxadores das portas do lado de dentro. Soma-se a isso, uma complexidade de mexer no ar condicionado em andamento, que é partilhada com outros modelos da marca, como é o caso do Corolla.

Fora esses dois reparos, e mais um ou outro relativo ao painel de instrumentos, o Yaris Cross proporciona uma interação agradável com o condutor, fruto também de materiais de qualidade no seu interior.

Quanto à segurança, tornou-se claro que a Toyota não deixou nada de lado neste modelo, onde arriscamos a dizer que neste campo, o Yaris Cross é dos mais completos no segmento B. Aos vários sistemas de segurança (dezenas) a marca resume -os a uma denominação única: Toyoya Safety Sense.

Para um modelo tão importante, seria de esperar tecnologia também importante, e assim acontece. O Yaris Cross inaugura o Toyota Smart Connect, com uma série de novidades tecnológicas, com destaque para a conecção das Apps dos smartphones, agora ser feita sem fios. A Toyota disponibiliza também um cartão SIM, sem custos para este carro.

Ficámos agradados com a condução do Yaris Cross, e muito mais com o seu visual, complementado por uma cor sublime, que é nova em toda a gama Toyota: o dourado excellence. Pela forma que este carro “reluz” em vários aspetos e pela importância deste modelo para as vendas da marca, o percurso do Yaris Cross em Portugal deverá ser coroado de sucesso.

Print article