Frigicoll Portugal com equipa e ambições renovadas

by on 9 Abril, 2021 in Frotas, Pesados, Pós-Venda

Frigicoll Portugal com equipa e ambições renovadas

Depois de ter passado por uma transformação na sua gestão em Portugal, a Frigicoll apresentou à Revista Automotive a sua renovada equipa dedicada ao segmento dos sistemas de refrigeração para o transporte rodoviário.

A liderar esta equipa está agora João Leal, diretor geral da Frigicoll Portugal (na foto, da esquerda para direita), sendo Tiago Louro o responsável de pós-venda; Silvino Vieira o responsável comercial e Bruno Andrade, o delegado comercial.

A Revista Automotive esteve na sede da Frigicoll Portugal no Carregado, onde João Leal falou sobre a nova fase da empresa “que conta com uma equipa que me confere muita confiança, pela reputação e conhecimento que estes profissionais têm do mercado de transportes nacionais.

Para uma breve contextualização, a Frigicoll é uma empresa espanhola, com mais de 60 anos e mais de 450 empregados, que atua em diferentes áreas de negócio: eletrodomésticos, hotelaria e refrigeração, climatização e energia, assim como o transporte refrigerado. No transporte refrigerado – que é o âmbito desta entrevista – somos concessão oficial para Espanha e Portugal da marca Thermo King, em termos de venda e serviço pós-venda.

Em termos de máquinas de frio, trabalhamos em duas grandes áreas: os autónomos e os acionados. Os autónomos são máquinas de frio com motor próprio e funcionam de forma autónoma, como é o caso dos camiões/semirreboques. Nos acionados, os equipamentos de frio são acionados pelo motor do veículo, como é o caso dos furgões.

Comercializamos também os contentores frigoríficos e isotérmicos portáteis, que são uma alternativa à transformação de veículos, para os clientes que necessitem de transporte a temperatura controlada (positiva ou negativa).

Ambições para 2021

Iniciámos o ano de 2021, com números muito positivos de 2020. Apesar de tudo, a pandemia trouxe-nos novas empresas do mercado da distribuição, que investiram em novas soluções de logística, com frota própria e que adquiriram equipamentos de frio para o transporte de bens alimentares, entre outros.

Este ano temos uma motivação adicional, que é a introdução da nova máquina de frio Thermo King Advancer, ao mesmo tempo que mantemos a venda do Thermo King SLXi. A gama Advancer está a ser lançada inicialmente com mono-temperatura, e na gama SLXi mantemos toda a panóplia de equipamentos mono-temperatura, bi-temperatura e tri-temperatura, nas versões 300, 400 e 500, entre outras variantes.

A gama Advancer vem trazer evoluções tecnológicas a nível do ruido, consumo de combustível, rendimento, informação para o cliente, entre muitas outras vantagens. Convido a abordarmos esta máquina em maior detalhe em outra reportagem na Automotive, em virtude da grande quantidade de tecnologia que esta gama incorpora.

Serviços de pós-venda

No serviço de pós-venda, contamos com esta unidade no Carregado, e também com o apoio de uma rede de serviço autorizado Frigicoll com sete unidades, operados através de parceiros, desde a Póvoa do Varzim até Vilamoura, no Algarve. Estamos ainda a expandir e por isso, em breve contaremos com oito pontos de assistência e manutenção dos nossos equipamentos.

É muito tentador termos uma rede mais alargada de serviço, mas se nos apresentamos como uma empresa que comercializa uma marca premium como é a Thermo King, o serviço tem também de ser premium. Todos os nossos parceiros passaram por uma avaliação e uma formação extensa, antes de poderem integrar à nossa rede. São parceiros certificados pela Frigicoll, com a garantia de que dispõem de um serviço de qualidade no segmento das máquinas de frio, com técnicos certificados para operarem este tipo de equipamento.

Na Frigicoll do Carregado, somos certificados pela Thermo King para a manutenção e reparação das máquinas de frio dos clientes internacionais, onde temos frota própria para dar assistência 24 horas.

Grande parte dos serviços são efetuados nas nossas instalações, mas temos a possibilidade de deslocação até os nossos clientes, para manutenção ou reparação ligeira. Se for alguma intervenção que necessite de um maior trabalho em altura, temos de garantir a segurança dos nossos técnicos e, neste caso, será realizada nas nossas instalações, até porque exige manuseamento de gases que têm uma legislação específica.

Comercialização

Temos vários tipos de solução nos autónomos, que são feitos na fábrica da Thermo King na Irlanda. Por exemplo, esta nossa entrevista para a Revista Automotive, coincide com a montagem do primeiro equipamento Advancer em Portugal, destinado a um cliente que tinha o seu semirreboque e precisou trocar a sua máquina de frio. Esse cliente contactou-nos diretamente e adquiriu o equipamento Advancer, sendo montado no seu semirreboque aqui nas nossas instalações, no Carregado.

Também vendemos os nossos equipamentos diretamente aos carroçadores e às marcas de semirreboque, onde o cliente pode adquirir os semirreboques de frio e escolher as máquinas Thermo King.

Outra modalidade é vendermos diretamente a um cliente, que depois adquire o seu semirreboque. Esta é uma modalidade mais vocacionada para clientes com necessidades muito específicas, por exemplo na área farmacêutica ou carga aérea. Adicionalmente, dispomos da possibilidade de ter o contrato de manutenção incluído, extensão da garantia, entre outras vantagens que se adequam a cada tipologia de negócio.

Temos assistido a marcas de semirreboque a terem os seus próprios motores de frio, que são mais vocacionados para um mercado generalista, standardizado e focado no preço. Diferenciamo-nos claramente dessas propostas, através do nosso o conhecimento técnico, da nossa rede de assistência ampla, e pela nossa variedade de equipamentos e soluções que cobrem todas as necessidades do mercado, com um espectro tecnológico muito vasto.

Já no segmento dos acionados, os motores de frio de menores dimensões (para furgões, por exemplo), trabalhamos diretamente com clientes e com todos os carroçadores e transformadores do mercado nacional, dinamizando uma estratégia de parceria técnica-comercial.

De uma forma resumida, a Frigicoll posiciona-se como uma empresa de referência no mercado, onde pretendemos disponibilizar a melhor qualidade nos produtos, e excelência no serviço pós-venda, com uma vontade contínua de superação e inovação. Temos um longo percurso neste setor, e vemos o futuro com otimismo, na procura de soluções cada vez mais tecnológicas e sustentáveis” conclui João Leal, com a sua equipa da Frigicoll Portugal, na unidade do Carregado.

Print article