Toyota Portugal – vocação para a inovação e futuro

by on 27 Março, 2020 in Frotas

Toyota Portugal – vocação para a inovação e futuro

Quando em 1968, Salvador Caetano assinou o contrato de importação e distribuição da marca Toyota para Portugal, dava-se início a uma relação que, 50 anos depois, continua sólida e de sucesso.

Num ano de grandes transformações e de maiores desafios para o mundo automóvel, e tendo em conta o cenário macroeconómico de grandes desafios e incertezas sociais, a marca Toyota tem procurado ajustar-se às novas dinâmicas de consumo e às ressalvas ambientais em vários países onde está presente.

Portugal também está alinhado com este posicionamento global e, para conhecermos um pouco mais sobre a estratégia da marca no nosso país, entrevistamos Filipe Sousa Campos, diretor geral de Marketing e Vendas da Toyota no nosso país, ocasião em que também falou sobre o conceito Toyota Professional.

Soluções híbridas

“Já há muitos anos que a Toyota tem vindo a comercializar viaturas com motorizações eletrificadas, por entendermos que esta é a solução técnica-económica mais eficiente para fazer frente aos desafios no que diz respeito à redução de emissões e, no mesmo sentido, correspondemos às expectativas dos clientes em termos de utilização e, naturalmente, facilidades de utilização e de aquisição.

Um importante fator que também não descuramos nesta estratégia, diz respeito ao desempenho de uma viatura com motorização híbrida que, em certa medida, deverá sempre corresponder às expectativas dos clientes que, ao longo dos anos, foram habituados a conduzir viaturas equipadas com motorizações convencionais.

Por isto, continuaremos a investir na comercialização de automóveis híbridos, sendo que esta nossa visão ficou bem patente em 2019 quando fizemos um lançamento de grande importância para a Toyota, ou seja, da nova gama do Corolla; do Camry e também do RAV4. Com estes novos modelos, alargámos a nossa gama de produtos de forma expressiva, bem como dinamizamos a utilização da nova plataforma da Toyota (TVGA), que agora estão em uso em novos segmentos.

Lançamentos

Neste ano de 2020, apesar do cenário macro de incerteza social, projetamos realizar um lançamento muito importante no segmento dos utilitários, baseado na nova geração do Yaris que irá surgir em finais de junho, inaugurando a plataforma TNGA no segmento B, com a 4º geração do sistema híbrido com desempenho dinâmico, consumos e emissões e capacidade de condução em modo elétrico, melhoradas face à geração atual.

Mais para o final deste ano, teremos também outro lançamento de grande importância para o segmento das empresas que será o Toyota RAV4 Plug-in. Atualmente temos na gama um modelo Plug-In de sucesso que é o Prius, tendo sido renovado no ano passado, pelo que agora iremos expandir nos próximos anos a nossa disponibilidade de viaturas eletrificadas Plug-In, 100% elétricas e a célula de combustível.

Mas a oferta mais imediata será o RAV4 Plug-in. O RAV4 híbrido já regista um percurso de sucesso nas empresas pelas suas características SUV. Frutos dos benefícios fiscais, o RAV4 Plug-In deverá ter ainda mais aceitação junto do tecido empresarial geral, bem como nos empresários em nome individual. Esses serão os lançamentos previstos para este ano da marca Toyota, em Portugal e de grande importância para as nossas atividades e da nossa rede.

Toyota Professional

A marca Toyota Professional surge associada ao lançamento de um modelo bastante importante para a Toyota no segmento das Viaturas Comerciais Ligeiras (VCL), que será a Proace City. Pela primeira vez teremos um produto que nos irá permitir competir no segmento mais importante das VCL em Portugal, ou seja, dos pequenos furgões, que representam cerca de 50% das vendas de VCL no nosso país.

É um segmento também importante a nível Europeu e, por este motivo, projetamos realizar o lançamento da Proace City proximamente em Portugal. A Toyota Professional foi criada como um conceito europeu, visando capitalizar e alavancar o lançamento da nova Proace City e, ao mesmo tempo, trazer associado um maior foco da rede de concessionários para as especificidades dos clientes das VCL. São destaques: a adaptabilidade da viatura a cada tipologia de negócio, transformações, adaptações de caixa, entre outras qualidades técnicas exigidas pelos clientes deste segmento.

Com o lançamento do conceito Toyota Professional e do modelo Proace City, vamos dispor de um serviço ainda mais dedicado ao cliente empresarial, às frotas das PME’s e aos empresários em nome individual. Naturalmente que já dispomos de um bom ponto de partida, baseado na confiança que o cliente nacional tem na marca Toyota, complementado por uma rede de concessionários bem posicionada e com grande experiência no mercado.

Transformações

Progressivamente, e em função da evolução dos negócios, iremos adaptar até ao final deste ano os vários concessionários ao conceito Toyota Professional. Já tínhamos um espaço dedicado e identificado para as viaturas VCL na generalidade dos concessionários, mas agora queremos adaptar esses espaços aos novos requisitos da Toyota Professional, quer do ponto de vista das instalações quer dos profissionais de venda, quer dos serviços a serem disponibilizados.

Apesar de parecer que estivéssemos distantes do mercado do segmento dos VCL, a verdade é que a Toyota dispõe de uma longa tradição nas vendas destes modelos e de uma rede de concessionários, com grande experiência nesse segmento. É fato que durante alguns anos perdemos presença, porque nunca conseguimos disponibilizar um produto típico deste segmento.

No entanto, a nossa estratégia de vendas e de marketing, enquanto importadores e distribuidores da marca Toyota, e também os nossos concessionários, manteve-se sempre empenhada e comprometida com os nossos clientes, uma postura que faz parte da nossa tradição. Não é por acaso que nos mantemos líderes nos últimos 6 anos no segmento das Pick-ups, em Portugal. Disponibilizamos as soluções com os pequenos derivados de passageiros, com os furgões, procurando ajustar os nossos modelos às exigências do mercado empresarial.

Foco empresarial

Acreditamos que o lançamento da Proace City irá nos aproximar ainda mais dos nossos clientes e estes, terão a possibilidade de notarem com este produto, a plenitude da Toyota no segmento dos VCL.

Também iremos reforçar os serviços financeiros. Atualmente, disponibilizamos diferentes soluções de financiamento, através da Toyota Finantial Services, além do renting através da Toyota Renting Plus. Com o lançamento da Proace City, queremos melhorar e reforçar a nossa oferta nesse segmento com atrativas e flexíveis soluções financeiras.

A Toyota Proace City permitirá entrarmos em novos segmentos e em novos clientes, com necessidades de financiamento diferentes. É uma tipologia de viatura que se adapta aos pequenos e micro negócios, que dependem quase a 100% da viatura para realização das suas atividades, bem como às novas empresas onde a Proace City será a primeira viatura da frota. Isto exigirá soluções financeiras diferenciadas e competitivas; quer no renting (com todos os serviços associados); quer em outras tipologias de financiamento convencionais.

Para além da venda e das soluções financeiras, o serviço pós-venda da Toyota é reconhecido pela sua qualidade e competência. Sabemos que esta tipologia de clientes é muito sensível a qualquer período de imobilização de uma viatura, porque muitas das suas atividades dependem exclusivamente do seu funcionamento. Mas já dispomos de serviços rápidos em boa parte da rede de assistência Toyota.

No entanto, e para os clientes do segmento da Proace City, iremos contar com viaturas de substituição para os clientes que façam manutenção, sobretudo nos concessionários localizados nos grandes centros urbanos. Em sintonia com a mobilidade do segmento empresarial, também iremos alargar os nossos programas destinados aos contratos de manutenção; quer programada; quer integral, ou ainda as extensões de garantia.

Mercado competitivo

Sabemos que com a Proace City, vamos entrar num novo mercado, com concorrentes com larga experiência e uma presença muito forte nas empresas. Contudo, também teremos um novo produto e um novo conceito. Estamos confiantes de que os clientes irão reconhecer as características intrínsecas da nossa marca, qualidade dos nossos produtos e dos serviços da nossa rede.

Um dos aspetos também importantes são os 7 anos de garantia que disponibilizamos nas nossas viaturas novas, incluindo a gama de VCL onde a Proace City se integra. Temos tudo o que é necessário para dar resposta às reais necessidades dos clientes das VCL, sobretudo mantermos a confiança no seu principal instrumento de trabalho.

A Proace City manterá a trajetória de sucesso da nossa marca, que regista números expressivos de vendas com o modelo Proace, tanto nos segmentos de passageiros (Proace Verso), como no transporte de carga (Proace Van). O lançamento da Proace há alguns anos, em toda a Europa, teve esse papel, de ser bem-sucedido e de dar garantias à marca Toyota para continuar a investir no alargamento da gama e de novas viaturas comerciais.

Os bons resultados de vendas da Proace, até agora, foram determinantes para que a marca pudesse dar o passo seguinte e alargar a sua presença nos pequenos furgões. Em Portugal, também registamos um percurso sólido nas vendas da Proace, sendo um mercado que teve uma dinâmica maior nas versões de 9 lugares, muito impulsionado pelo crescimento da atividade turística.

Dinâmica

Em termos de grupo, com os modelos das gamas Toyota e Lexus, atualmente cobrimos quase todos os segmentos de mercado, exceto um. É um segmento com uma expressividade cada vez mais significativa, e que a Toyota já anunciou que brevemente iremos marcar presença, onde se posicionam os pequenos SUV, o chamado segmento B. A tendência do mercado, de um modo geral, é dinamizarem o lançamento de novos SUV’s.

Já temos produtos para o segmento D dos SUVs com o modelo RAV4 e no segmento C, com o modelo Toyota CHR. Agora, com este B SUV queremos capitalizar aquilo que é o investimento da marca nas novas plataformas TNGA e que surgirá em 2021. A partir deste momento, teremos a generalidade dos segmentos com representatividade nas vendas, totalmente satisfeitos pelos modelos das gamas Toyota e Lexus.

Voltando à Proace City, gostaria de salientar que iremos comercializar; tanto as versões de passageiros; como de carga, em dois comprimentos e, também com várias motorizações: gasolina e diesel. Será uma gama alargada, versátil, para responder às necessidades desse segmento, sendo que o modelo Van terá capacidade para transporte de duas Europaletes.

Neste ano 2020, prevemos registar um ciclo de vendas mais completo do Corolla, RAV4 e do Camry, que atingirão a sua velocidade de cruzeiro, aos quais se juntarão os novos modelos anteriormente descritos.

É difícil termos previsões sólidas para o mercado, veja-se o exemplo do ano passado com as mudanças para o regulamento WLTP, mudanças que para nós até foram suaves, devido à nossa contínua aposta nas viaturas eletrificadas e híbridas. Mas o mercado como um todo ressentiu-se: com fortes meses de antecipação de matrículas, como o ocorrido em agosto do ano passado. As vendas do início de 2020 ressentiram-se com as restrições das emissões CAFE (95g), que antecipou a matriculação de algumas viaturas, em dezembro.

Contudo, e apesar das incertezas, estamos confiantes quanto aos nossos objetivos, e serenos quanto aos desafios do nosso mercado e do momento em que vivemos. Mas a Toyota, enquanto marca e empresa é sólida e dispõe, em Portugal, de equipa, rede e clientes comprometidos com a evolução e o futuro da nossa sociedade”, rematou Filipe Sousa Campos.

Print article